O ranking da 15ª edição das Melhores Empresas para Trabalhar em Tecnologia 2020, do Instituto Great Place to Work (GPTW), divulgado na noite de terça-feira, dia 17, avaliou mais de 500 empresas em relação ao ambiente de trabalho, clima organizacional e práticas de gestão de pessoas.
A lista é dividida em três categorias que correspondem a pequenas, médias e grandes empresas.
Foram 135 premiadas e Santa Catarina teve 14 representantes no ranking em todas as categorias.
Conheça algumas práticas de gestão de pessoas que levaram essas empresas a serem destaque no prêmio.
EMPRESA FEITA POR PESSOAS
A Área Central integra a lista das 30 melhores empresas, na categoria de 30 a 99 colaboradores. É especialista em centrais de negócios e foi a única do Alto Vale do Itajaí que apareceu no ranking deste ano.
O CEO da empresa, Jonatan da Costa, acredita que o cuidado com as pessoas faz da empresa o que ela é:
“Em nossa jornada, construímos uma cultura de pessoas para pessoas, um ambiente inovador, com transparência dos processos, com abertura para que todos tenham voz, e que se sintam produtivos e evoluídos. Todos estes são fatores que resultaram nessa conquista, fazendo jus ao certificado de melhores empresas para se trabalhar”.
AMBIENTE DIVERSO E SAUDÁVEL
Eleita a 12ª melhor empresa de tecnologia do Brasil na categoria de 100 a 999 colaboradores, a Involves prioriza a experiência da sua equipe e isso faz com que seja reconhecida pelo ranking.
Fundada em 2009, desenvolve soluções para gestão de trade marketing, apostou desde o início na cultura ética e transparente para criar um ambiente de trabalho saudável e diverso.
Em meio à pandemia, foi preciso adaptar a cultura presencial para o digital e encontrar a melhor forma de cuidar das pessoas à distância.
“Tive um papo de cultura com nossa equipe e, juntos, lembramos que, especialmente nesses tempos, não existe “Place“, mas sim “People“. Transformar as interações do presencial para o remoto em uma cultura relacional de calor humano não é um desafio simples e temos muito a aprender sobre isso”, explica o CEO da Involves, André Krummenauer.
Conversas e feedbacks constantes ajudaram a construir as práticas de gestão de pessoas que a empresa criou e adaptou durante o trabalho remoto.
A preocupação com o bem-estar do time, considerando sua saúde em todos os aspectos (físico, mental, emocional e financeiro) e suas singularidades, fez com que a empresa mantivesse a união, a comunicação transparente e o respeito.
“Nessa reta final, com nossa positividade, vejo que entraremos em 2021 mais maduros e valorizando ainda mais as pessoas”, complementa o empresário.
RECONHECIMENTO E OPORTUNIDADES
Um dos motivos que fez a Softplan, uma das maiores desenvolvedoras de softwares do país, ficar em 16º no ranking das melhores empresas de TI com mais de 1 mil colaboradores foi a oportunidade que os softplayers, como são conhecidos os funcionários, têm de crescer e se desenvolver na empresa.
Essa foi a resposta destacada por 42% dos colaboradores para a pergunta “O que te faz ficar na Softplan?” no questionário enviado pelo GPTW.
“São os nossos colaboradores que constroem a empresa todos os dias, por isso estamos sempre atentos às pessoas que fazem acontecer aqui do lado de dentro. Estar no ranking como uma das melhores empresas de tecnologia para trabalhar só mostra o quanto estamos no caminho certo”, destaca Vanessa Ávila, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Softplan.
Confira todas as catarinenses premiadas no ranking:
Categoria de 30 a 99 funcionários:
6ª lugar: Way2
19ª lugar: Aurum
23ª lugar: Cheesecake Labs
29ª lugar: Área Central
Categoria de 100 a 999 funcionários
9ª lugar: Teltec Solutions
12ª lugar: Involves
16ª lugar: Resultados Digitais
27ª lugar: Matera Systems
45ª lugar: Neoway
55ª lugar: Pollux
Categoria acima de 1000 funcionários
6ª lugar: HBSIS Ambev Tech
10ª lugar: Intelbras
16ª lugar: Softplan
19º lugar: Senior Sistemas
20ª lugar: Meta