Siga nas redes sociais

Search

9 dicas para pequenas e médias empresas organizarem as finanças no fim do ano

Apesar do ano atípico, organizar todas as contas e fazer um balanço do ano é extremamente necessário nesse momento.

Além de ajudar na previsão financeira dos próximos meses, isso irá facilitar o planejamento para começar 2021 com mais segurança.

Mas, antes de encerrarmos esse ano, ainda temos duas datas comerciais importantes para o varejo, que podem movimentar financeiramente os negócios: Black Friday e Natal.

Para ajudar na gestão de pequenas e médias empresas, Bruno Grahl, CEO da Débito Direto, ferramenta que auxilia empreendedores e empresários a organizarem as finanças, dá algumas dicas com base na experiência na área e com seus clientes.

1 – Analise e corte gastos que não são fundamentais para a sua empresa. Faça um levantamento geral dessas despesas e do orçamento de caixa, leve em consideração o momento atual e reveja seus números. Adeque sua realidade ao novo momento. Pense no próximo ano, estabeleça uma meta de 12 meses para poder ter uma visão mais ampla de um exercício futuro com mais rentabilidade.

2 –  Caso seja necessário, negocie com clientes e fornecedores. Na transparência, negocie prazos maiores e carência para os próximos pagamentos.

3 – Antecipe recebíveis. Mantenha o fluxo de caixa sem comprometer o seu equilíbrio financeiro futuro.

4 – Confira onde está o seu cliente. Muitos negócios viram na pandemia a oportunidade de se tornarem digitais e aumentaram as vendas neste segmento. Portanto, crie possibilidades, interaja e se conecte com o seu público para fortalecer este canal de vendas e ajudar a equilibrar as contas;

5 – Aproveite as datas do varejo para impulsionar as vendas dos seus produtos e serviços. Pense em promoções e incremente a experiência de compra, são boas dicas para se preparar comercialmente.

6 – Cuide da sua precificação. Nessa época de pandemia, muitos contratos foram reavaliados. Tente sempre manter seus números organizados para ter parâmetros para discutir possíveis renovações e reavaliações de contratos.

7 – Feche seus números mensalmente. Tenha em mente que trabalhar no escuro aumenta e muito a possibilidade de insucesso.

8 – Economize se for possível, mas não deixe de fazer investimento na hora certa. Oportunidades vem e vão, por isso é tão importante ter uma visão financeira organizada.

9 – Não seja pego de surpresa. Leve sempre em consideração nas suas contas mensais os valores para acerto do décimo terceiro e férias da equipe. Calcule o valor proporcional mensal, para ter esse dinheiro reservado ao final do ano. Na falta de verba, há no mercado inúmeras oportunidades de captação de empréstimos com juros acessíveis. Não deixe de quitar suas obrigações com os seus parceiros colaboradores.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail