Santa Catarina terá um representante no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen, é suplente na cadeira indicada pelo Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap).
Criado em 1996, tem como objetivo tornar a ciência, tecnologia e inovação um eixo para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Assim, tem a função de criar uma política nacional para desenvolvimento científico e tecnológico.
Atualmente, o conselho é liderado pelo presidente Jair Bolsonaro. Também participam 14 ministros como Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), General Fernando Azevedo e Silva (Defesa), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Paulo Guedes (Economia), Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Eduardo Pazuello (Saúde) e Ricardo Salles (Meio Ambiente).
Fábio explica que esse reconhecimento é muito importante não apenas para a fundação como também para toda Santa Catarina, já que mostra o desenvolvimento do estado nas questões de ciência, tecnologia e inovação:
“Sinto-me honrado em ter sido escolhido pelos presidentes da Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e Inovação (CONFAP) para ser um de seus representantes no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). Espero poder contribuir com tão relevante temática”.