Siga nas redes sociais

Search

5 tendências tecnológicas para veículos em 2021

Crédito da foto: Ana Paula Dahlke

Se você tem um veículo, pessoal ou uma frota empresarial, já deve ter se preocupado com a segurança, redução de custos e otimização de tempo

A verdade é que constantemente um veículo e seu condutor estão suscetíveis a diversos contratempos. Roubos, manutenção e até mesmo trajetos com histórico de congestionamento, são alguns exemplos.

Apesar do cenário, isso pode ser evitado com o auxílio da tecnologia. Hoje, soluções que buscam minimizar possíveis adversidades, já são realidade.

A questão também se volta a um sistema que realmente faça a integração de diversas ferramentas e funcionalidades, como é o caso da Pandora Gestão e Rastreamento.

A empresa, que tem se destacado com alguns diferenciais, lista abaixo algumas tendências tecnológicas para veículos em 2021, confira:

RASTREAMENTO EM TEMPO REAL

A atualização dos veículos deve ser otimizada para um controle efetivo. O tempo de envio das posições deve conseguir criar uma visão clara, tanto para um acompanhamento no momento, quanto para fins de análise do histórico posteriormente. Uma má otimização cria espaços de tempo que podem esconder ou desinformar sobre a condução do veículo, ou gerar informações em excesso, tornando difícil isolar uma situação em particular. Também existem regiões onde o rastreamento não conseguirá enviar as posições no momento, nesse caso o equipamento deve possuir memória interna, gravando o percurso, velocidade e informações pertinentes, para enviar ao sistema quando voltar a ter conexão. Desta forma, mesmo que o veículo passe pelas denominadas “áreas de sombra”, será possível avaliar sua utilização no local.

GESTÃO DE ROTINAS

Tanto para empresas ou pessoas físicas que desejam ter seu veículo rastreado, o sistema deve oferecer opções de alertas e avisos, que permitam a identificação de situações adversas ou de interesse sem que seja necessário um acompanhamento direto. Alertas de quando a ignição é ligada, quando o veículo se movimenta, ou de quando chega ao seu destino devem estar disponíveis. Estes alertas e muitos outros devem ser possíveis de se receber, por aplicativo,  e-mail e até SMS. Desta forma, o veículo estará rastreado, mas não irá exigir que seja feito nenhum outro investimento em pessoal para controlar, sendo requerido a atenção apenas quando os alertas forem acionados. A possibilidade de criar rotas e salvá-las no sistema para uso contínuo e/ou esporádico também facilita para empresas que necessitem saber se a mesma está sendo atendida. Por último, a capacidade de gravar endereços de interesse, para utilização como pontos de referência e também de tempo de parada ou visita a clientes gera a possibilidade de verificar e otimizar o roteiro de veículos de serviços técnicos ou entregas. 

GESTÃO DA MANUTENÇÃO, MULTAS E ABASTECIMENTO

Um sistema completo permite que sejam criados controles que auxiliem na eficiência do veículo. O agendamento de manutenções, conforme data ou quilometragem, é uma forma de manter em dia as necessidades básicas para qualquer operação ou uso. O controle de multas deve ser utilizado, tanto como uma ferramenta de controle quanto como um lembrete para evitar certas situações. O controle de abastecimento serve para que se possa, não apenas controlar o custo e a qualidade do abastecimento, quanto demonstrar qual o rendimento do veículo em relação ao seu uso, podendo até indicar a necessidade de troca do mesmo.

POTENCIALIZAÇÃO DO SETOR LOGÍSTICO

Representando 8% do faturamento bruto das empresas no Brasil, a logística é responsável pela distribuição de insumos e abastecimento da economia. Durante a pandemia, o setor se mostrou ainda mais essencial, isso porque houve crescimento de entregas decorrentes de vendas on-line e, além disso, destaca-se a importância da tecnologia para manutenção, segurança e otimização do processo. E nesse contexto, planejar a operação, acompanhar a execução, atender clientes, controlar custos e lidar com multas e acidentes estão entre os maiores desafios para quem trabalha com veículos, independente do seu porte. Para isso, contar com um sistema que oferece diversos benefícios por um baixo custo, têm sido alternativa para empresas de diversos setores que trabalham com entregas e integram o ramo logístico.

SEGURANÇA 

Já como medidas restritivas, é possível  adicionar ao rastreador um buzzer, que seria um apito que começa a soar quando o condutor ultrapassa a velocidade estabelecida, forçando o motorista a diminuir para que o barulho pare ou até mesmo utilizar o próprio sistema de bloqueio, que afoga o veículo quando a velocidade é excedida.

Quer contratar um sistema de rastreamento e gestão veicular? Entre em contato pelo telefone (47) 3288-4945  ou Whatsapp (47) 98851-6514. 

Compartilhe

Gestão e segurança veicular em uma única solução.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail