Search

Produção industrial de SC cresce 7,6% em outubro

Crédito da foto: jannonivergall/Pixabay

O setor industrial nacional apresentou alta em 8 dos 15 locais analisados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM-Regional), na passagem de setembro para outubro.

O resultado, divulgado nesta quarta-feira, dia 9 de dezembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra também que nove localidades superaram o patamar pré-pandemia: Amazonas, Santa Catarina, Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Pará e Rio Grande do Sul.

A maior influência no resultado nacional em outubro foi o Paraná, que cresceu 3,4%. Pernambuco (2,9%) e Santa Catarina (2,8%) também tiveram crescimento acentuado.

O setor catarinense registra uma alta acumulada de 52,4% entre maio e outubro deste ano.

Os estados do Mato Grosso (1,1%), do Ceará (0,5%), de São Paulo (0,5%) e de Minas Gerais (0,4%) completam a lista de locais com aumento de produção industrial em outubro.

Já entre as quedas, Rio de Janeiro (-3,9%) e Goiás (-3,2%) registraram os recuos mais elevados. Espírito Santo (-1,8%), Pará (-1,8%), Amazonas (-1,1%) e Bahia (-0,1%) foram os outros locais resultados negativos em outubro na comparação com setembro.

Já o Rio Grande do Sul repetiu o patamar de produção de setembro e se manteve estável (0,0%).

Comparando com outubro de 2019, produção industrial aumenta em 9 dos 15 locais

Na comparação contra outubro do ano anterior, a produção industrial, que teve alta de 0,3%, cresceu em nove dos 15 locais pesquisados.

Santa Catarina (7,6%), Pernambuco (7,2%) e Ceará (6,1%) registraram as maiores altas. Amazonas (5,2%), Pará (4,9%), Paraná (4,8%), Rio Grande do Sul (2,6%), São Paulo (2,1%) e Minas Gerais (1,4%) completam a lista de locais com crescimento na produção.

Enquanto isso, Mato Grosso (-11,7%) e Goiás (-9,6%) apontaram as maiores quedas. Espírito Santo (-7,6%), Bahia (-6,5%), Rio de Janeiro (-5,6%) e Região Nordeste (-0,2%) apresentaram as demais taxas negativas de no comparativo.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC/SP/PR, 4 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças 2023.

Leia também