A imagem de um mar aberto à sua frente pode bem ser comparada ao oceano de possibilidades que empreender oferece.
Mas não dá pra se enganar: a calmaria é apenas visual e as águas tendem a ser bastante revoltas, na maior parte do tempo.
Ser dono ou dona do próprio negócio é isso: poder aproveitar chances, mas se deparar com obstáculos, intempéries, burocracia e, saindo da analogia da natureza para a cozinha, ter muitos pepinos para resolver.
Mas vale a pena? Vale! É incrível? É! Dá dor de cabeça? Dá! Mas o sentido das coisas ganha outro foco, a visão de mundo se transforma e a vontade de deixar uma marca boa nessa existência supera as dificuldades.
Por não ser um mar de rosas é preciso pensar muito antes de se aventurar. Não é simplesmente não precisar cumprir mais horários, porque você vai trabalhar mais do que imagina.
Não é apenas ter um bom salário, porque até chegar no ponto da maturidade da sua empresa, você precisa ter um planejamento muito bem estruturado para que o retorno financeiro seja palpável, e isso leva tempo!
Não é por questões hierárquicas, porque ser seu próprio chefe te enche ainda mais de responsabilidades a serem cumpridas consigo mesmo, com seu negócio, com seus colaboradores.
Ser empreendedor exige muito. Tempo. Audácia. Comprometimento. Análises. Estudo. E até um pouco de sangue frio. Assim como qualquer outra profissão, é preciso ter vocação, gostar do que se faz.
É preciso fazer sentido para dar certo, porque senão dá tudo errado mesmo, com toda a força de conspiração do universo!
Ser dono do seu próprio negócio vai te forçar a entender de finanças, de logística (e não importa o seu ramo de atuação!), de legislação. “Mas isso tudo não tem nada a ver com minha área!”. Ahhh, tem sim! E como tem!
Por outro lado, você desenvolve competências que talvez nem sabia que tinha e se redescobre a cada ciclo do seu negócio.
Não se engane: você não vai trabalhar pouco, não vai ter menos preocupações e não vai ficar rico da noite para o dia. No entanto, a grandeza de estar à frente daquilo que você escolheu para sua carreira te impulsiona a subir a escada até o topo do sucesso.
É nessas horas que as dificuldades se transformam em pequenos aprendizados e podem te fazer refletir se estás no caminho certo.
E se não estiver, tudo bem! Permita-se se readaptar. É assim que grandes negócios e grandes empreendedores prosperam.