Siga nas redes sociais

Search

A inteligência artificial no e-commerce

Crédito da foto: geralt/Pixabay

A inteligência artificial está sendo usada em variados setores e para os mais distintos propósitos.

Além de melhorar a segurança de seu banco digital, a sua experiência de jogo no seu cassino online ou a sua pesquisa nos motores de busca, esse tipo de recurso cumpre um papel cada vez mais pertinente na forma como vários setores trabalham e fazem a gestão de suas rotinas.

O Brasil tem sido falado pelo aumento do empreendedorismo, notório na forma como as lojas online têm crescido no país e como cada vez mais pessoas está optando por lojas digitais para tentar organizar a sua vida profissional.

Num meio onde a concorrência é bem intensa, nem sempre é simples gerir de forma eficiente e eficaz todos os processos, havendo várias pessoas que sentem que a conciliação do tempo nem sempre é simples e que buscam, por isso, o apoio de ferramentas eletrônicas que possam facilitar os processos.

A evolução da inteligência artificial tem, sem dúvida, sido uma forte aliada desses empreendedores, já que a forma como permite a automatização de alguns dos processos envolvidos ajuda a garantir que todo o processo de cativação do cliente, de marketing e de venda decorre de uma forma mais simples.

Venha compreender quais os usos da inteligência artificial no e-commerce.

Quais os usos da inteligência artificial no comércio eletrônico?

A inteligência artificial no e-commerce serve inúmeros propósitos, o que está fazendo com que, num país onde o empreendedorismo está em crescimento, sua integração nas lojas eletrônicas esteja se tornando fundamental.

Essa tecnologia pode, por exemplo, ajudar na venda cruzada de produtos, seguindo o caminho de pesquisa dos consumidores e permitindo que produtos similares ou complementares aos que motivaram o interesse do cliente lhe sejam apresentados.

Da mesma forma, esses recursos podem ajudar na recuperação de clientes que abandonaram o cliente, facilitar a busca inteligente nos websites e ajudar ao processo de marketing por e-mail ou via bate-papo.

A melhoria da capacidade resposta para o atendimento eficiente durante o dia é também fundamental, existindo ferramentas de inteligência artificial capazes de detectar palavras-chave nas perguntas e de responder aos clientes com base nelas.

Mais de metade dos empreendedores usam inteligência artificial

Uma pesquisa realizada pela iGoal com a E-commerce Brasil comprovaram que mais de metade dos profissionais de comércio eletrônico no país estão utilizando ferramentas de inteligência artificial no seu cotidiano.

Com uma amostra de 87 pessoas, essa pesquisa demonstrou que apenas 8% dos lojistas digitais não têm interesse no uso da inteligência artificial, sendo que 48% deseja expandir seu negócio dessa forma e 43% irá aderir à inteligência artificial.

São ainda muitos os comerciantes online que afirmam que essas ferramentas estão se tornando fundamentais para fazer face aos seus concorrentes, já que permitem processos automatizados mais precisos, serviços mais eficientes e uma melhor otimização do tempo do empreendedor, bem como um envio mais rápido.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail