Apesar de ser visto com maus olhos por muitos, o fiado continua representando um fator significativo para a fidelização dos clientes de pequenos comércios.
Com a crise causada pela pandemia, ele se transformou em um diferencial ainda maior para esses negócios, sendo importante tanto para quem vende quanto para quem compra.
A diferença é que, agora, essa prática já pode ser controlada diretamente pelo celular dos vendedores.
“Muitas pessoas não estão mais acostumadas ao fiado, mas ele ainda é uma realidade fortemente presente em pequenos comércios, como os mercados de bairro, por exemplo. Como esse é exatamente o público da Kyte, resolvemos inserir essa possibilidade como um recurso no nosso aplicativo e hoje vemos que 56% dos nossos clientes pagantes já usam o sistema”, explica Guilherme Hernandez, o CEO da Kyte.
A startup de Florianópolis oferece uma plataforma de vendas e gestão para digitalização de pequenos comércios de forma simples, pelo celular.
Assim, a tradicional “caderneta” é substituída pelo smartphone, que possibilita um gerenciamento do fiado de forma moderna e com mais funcionalidades.
Só nos últimos 30 dias, foram realizadas 81 mil vendas no fiado pelo aplicativo da Kyte.
“No aplicativo, o vendedor lança as vendas no fiado, sejam elas feitas presencialmente, por Whatsapp ou pela própria lojinha virtual que ele tem no aplicativo. A partir disso, ele pode emitir comprovantes com indicadores de quanto ficou faltando e ir acompanhando a conta do cliente, vendo sempre que ele fizer pagamentos parciais ou totais”, explica o empresário.
A solução ainda permite que sejam enviados extratos de contas e lembretes de pendências nos pagamentos dos clientes por Whatsapp ou e-mail.
Atualmente, o aplicativo da Kyte tem 40 mil usuários em 143 países que registram um volume médio de 2,7 milhões de vendas por mês.