Siga nas redes sociais

Search

Vagas para TI em plataforma especializada de SC crescem 310%

Celso Ferrari e Tomás Ferrari. Foto Divulgação GeekHunter

GeekHunter, plataforma especializada na contratação de profissionais de tecnologia, observou um crescimento de 310% em novas oportunidades de trabalho no ano passado.

A startup também notou o aumento de 14,9% no volume de empresas ativas na plataforma procurando por profissionais da área de desenvolvimento de software e data science.

“Diante aos grandes desafios impostos pela pandemia, houve crescimento repentino na transformação digital, e isso impulsionou ainda mais a demanda por esses profissionais”, afirma Tomás Ferrari, CEO e fundador da startup.

A exemplo disso são as empresas tradicionais e de tecnologia, que foram obrigadas a inovar e ampliar seus times em pouco tempo. Elas precisaram se adaptar para atender as demandas impostas pelo distanciamento social para se manterem competitivas no mercado.

“Certamente podemos esperar que as empresas continuem suas buscas por profissionais nesse segmento visando introduzir novas e inovadoras tecnologias para melhorar a experiência dos seus clientes”, acrescenta o empresário.

Outro fator que faz crescer a procura por profissionais de do setor são empresas estrangeiras que buscam contratar brasileiros.

No entanto, apesar do crescente número de novas contratações, a oferta de pessoas programadoras e desenvolvedoras no mercado ainda é menor que a demanda, principalmente por profissionais que possuem mais de dois anos de experiência.

Atualmente, a plataforma conta com mais de 130 mil profissionais de tecnologia cadastrados e 7,6 mil empresas anunciando vagas.

Com a perspectiva de que o mercado de tecnologia continue crescendo, a startup projeta um crescimento de faturamento de 300% em 2021.

Vagas remotas podem ampliar contratações

A GeekHunter também percebeu o aumento na oferta de vagas remotas desde fevereiro do ano passado, quando eram em média 25% do total.

Desde então, esse número cresceu mês a mês, e em novembro já correspondiam a 75% das posições abertas na plataforma.

A projeção para 2021 indica que 85% da abertura de vagas em tecnologia serão flexíveis, ou seja, trabalho remoto e presencial.

Mesmo com uma possível mudança no cenário, incluindo a retomada do trabalho presencial pós-pandemia, as vagas em tecnologia deverão se manter em um patamar mínimo de 60% com profissionais remotos.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail