Com a chegada das 144 mil doses da CoronaVac ao estado no início da semana, Santa Catarina começou sua campanha de imunização contra o coronavírus.
Para garantir a vacinação dos catarinenses que se enquadram na primeira fase, a Unimed Grande Florianópolis (UGF) doou 460 mil seringas e 334 mil agulhas ao Governo do Estado.
De acordo com os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, enquadram-se nesta fase os trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena
“A vacina é uma realidade e precisamos unir esforços para que toda a população seja imunizada. Cabe às empresas privadas compartilharem com a sociedade o acesso à saúde e os recursos necessários para que a vacinação ocorra sem a falta de insumos”, destaca o Dr. Théo Fernando Bub, presidente da Unimed Grande Florianópolis.
Ele também compartilha que a cooperativa médica está em busca de fornecedores para a doação de outras 126 mil agulhas nos próximos dias.
Essa não é a primeira vez que a Unimed Grande Florianópolis une esforços para ajudar a população. Em maio de 2020, a empresa doou 525 mil máscaras para clientes e instituições que atuam nas comunidades carentes da região.
A iniciativa fez parte da campanha “Unimed com você, aonde quer que você vá”, atrelada a um dos pilares de atuação da cooperativa médica, chamado de Nosso Jeito de Cuidar.
TRIAGEM VIRTUAL E SINTOMAS MONITORADOS
Ao considerar o aumento de casos de coronavírus, que segundo último boletim são mais de 543 mil casos confirmados em todo o estado, e a alta demanda de pacientes que procuram o sistema de saúde público e privado, a Unimed Grande Florianópolis se uniu à startup de inteligência artificial LAURA para oferecer às prefeituras da região uma inteligência artificial capaz de prever a demanda por atendimento a casos suspeitos da doença.
A solução se chama P.A. Digital e motivou a cooperativa a disponibilizá-la na forma de parceria aos 17 municípios que fazem parte de sua área de abrangência, entre eles a capital Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu.
A tecnologia também foi aplicada no Hospital Unimed. Hoje, clientes que acessam o site da UGF podem esclarecer dúvidas sobre os sintomas do coronavírus ao clicar no balão que fica no canto inferior direito, identificado pelo texto: “Perguntas sobre o Coronavírus?”.
Ao iniciar a conversa com a robô, a pessoa passa por uma triagem virtual, é monitorada diretamente da sua casa para evitar exposições na rua ou em outros locais de infecção pelo vírus e, dependendo dos sintomas relatados, o atendimento médico é recomendado.
Quer saber mais? Acesse o site da Unimed Grande Florianópolis clicando aqui.