Siga nas redes sociais

Search

Checklist: como conseguir lucratividade e crescimento nos negócios?

Foto: mohamed_hassan/Pixabay

Um objetivo comum entre os gestores de empresas é a busca pela lucratividade e pelo crescimento. No mundo dos negócios, crescer é ter processos eficientes e inovar.

Independente do mercado em que se atua, é preciso ter atenção em alguns pontos e garantir que processos essenciais ocorram da melhor maneira possível.

Para os empreendedores que querem se destacar, é preciso buscar inovações constantes que se diferenciam dos concorrentes.

“O mais importante é elaborar uma estratégia de crescimento para a empresa, que busque inovar e entregar o melhor produto para o cliente”, explica Jonatan da Costa, CEO da Área Central.

Confira dicas do empresário para obter lucratividade e crescimento nos negócios:

✅ Faça um planejamento financeiro

É preciso avaliar o cenário atual do segmento em que a empresa está inserida e quais são os possíveis desafios a serem enfrentados. Também é necessário definir os objetivos a curto, médio e longo prazo.

Um bom início é pensar em quanto tempo o empreendedor quer atingir as metas de crescimento.

Além disso, é essencial ter um fluxo de caixa organizado, mantendo controle sobre todas as movimentações financeiras da empresa, e construir um fundo de emergência que pode ser utilizado para situações de crise no mercado ou imprevistos financeiros.

✅ Tenha uma boa gestão de fornecedores

Em relação aos fornecedores, segundo o especialista, alguns aspectos precisam ser avaliados: se o fornecedor realiza um bom atendimento, com flexibilidade de pagamento e boas negociações, se a empresa tem agilidade na entrega dos pedidos, se os produtos fornecidos possuem um bom custo-benefício e se o fornecedor conta com experiência no mercado.

✅ Conte com processos de controle 

Processos bem executados fazem a diferença para o crescimento saudável e estruturado da empresa. É necessário manter o controle das compras e acordos comerciais efetuados, fazer uma boa gestão do estoque e ter controle do volume de vendas.

✅ Aplique estratégias de venda eficientes

É necessário definir a precificação correta dos produtos, e neste processo, considerar todas as despesas regulares identificadas no fluxo de caixa e a margem de lucro desejada.

Podem ser aliadas na hora da venda: estratégias de marketing, como ações de experimentação e recursos de merchandising, promoções com produtos que têm baixo giro, identificar quais são os produtos que mais vendem e certificar-se que eles estão bem expostos na área de vendas e investir na fidelização de clientes para garantir a recorrência.

✅ Analise seus resultados constantemente

Para facilitar o processo de análise dos resultados, centralizar suas informações é a dica mais importante.

O gestor ou empresário pode contar com ferramentas para gerar relatórios de forma mais eficiente, comparar os resultados com as metas estabelecidas e entender se é preciso mudar alguma estratégia.

Realizar pesquisa de mercado e entender os resultados médios de empresas concorrentes pode fornecer uma boa base para comparação.

Utilize a tecnologia ao seu favor

A tecnologia é uma aliada essencial para o crescimento estruturado e sustentável do negócio.

Utilizar ferramentas de emissão de notas fiscais eletrônicas pode otimizar processos comerciais, contar com um sistema de gestão contribui com diversas áreas do negócio, como financeiro, compras, vendas e comunicação; e digitalizar as informações do negócio permite que a análise dos dados seja mais precisa e eficiente, gerando insights valiosos para a gestão.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail