A migração do ensino e do trabalho presencial para o remoto acelerou o uso de tecnologias, que devem se expandir mesmo após o período da pandemia.
Diante deste cenário, a Sábios, uma edtech que possui metodologia e tecnologia próprias de educação imersiva, criou dois novos produtos para atender as necessidades do mercado. Com isso, projeta aumentar o faturamento em 300% nos próximos dois anos.
O propósito da empresa é aumentar o desempenho das pessoas e das organizações, sendo que um dos diferenciais da startup é oferecer soluções em todas as pontas, desde a identificação dos problemas dentro das corporações, desenvolvimento de soluções para melhorar a eficácia em processos, capacitação com experiências imersivas e medição dos resultados e da performance.
Fundada pelo engenheiro eletricista e mestre em inteligência artificial aplicada à educação Demetrius Lima, atual CEO da empresa, que possui mais de 20 anos de experiência no mercado de educação digital.
Em 2009, após concluir estudos sobre tecnologias inovadoras e modelos de negócios nas universidades de Stanford e Berkeley, retornou ao Brasil e, durante um evento de jogos em tendas promovido pela Fundação CERTI, em Florianópolis, foi apresentado a alguns projetos envolvendo games, oportunidade em que surgiu a ideia da Sábios.
“Olhei aquilo e achei interessante, mas não era algo escalável, por isso, propus abrir uma empresa para transformar essas experiências – jogos em tendas – em escala. A Sábios já nasceu no conceito de experiências imersivas e gamificadas para levar para qualquer pessoa em qualquer lugar e sobre qualquer tema”, conta o empreendedor.
Criada em Florianópolis, e atualmente com escritório em São Paulo, a empresa já capacitou mais de 500 mil pessoas. Nessa trajetória, recebeu mais de R$ 12 milhões em investimentos.
TECNOLOGIAS IMERSIVAS
A Sábios desenvolveu metodologia própria, baseada em neurociência e experiential learning.
Criou também uma tecnologia inovadora integrada ao machine learning, que possibilita aplicar experiências gamificadas em 2D, 3D, realidade virtual, aumentada e mista. Com isso, o usuário pode vivenciar situações reais, que exigem rápido raciocínio e tomada de decisões, por exemplo, em um ambiente virtual e seguro.
A diferença do aprendizado imersivo está na retenção deste conteúdo. A plataforma pode ser acessada via PC, dispositivos mobile, óculos VR e Mixed Reality, além de salas imersivas e o WeCog, mesa interativa fabricada pela startup.
“Nosso propósito é melhorar a performance das pessoas e, consequentemente das organizações, eliminando os gaps delas em competências, comportamentos e cultura. Para isso, precisamos de metodologia e tecnologia eficientes, tal como a inteligência artificial, que consiga identificar e trabalhar esses gaps com eficácia e medir os resultados, esse é o nosso maior diferencial no mercado de learning. Trabalhamos com as dores dos gestores que precisam entregar desempenho e não apenas cumprir uma obrigação de treinamento”, destaca.
No ano passado, a empresa lançou o Sábios Academy, uma plataforma de experiências desenvolvidas em parceria com especialistas voltados para profissionais de mercado e pequenas empresas.
Já o Sábios Educa é uma plataforma que utiliza a inteligência artificial para montar automaticamente experiências imersivas de avaliação do desempenho de aprendizagem de alunos com base no banco de avaliações da escola ou sistema de ensino.