Santa Catarina, maior produtora de maçã do Brasil, espera uma safra de excelente qualidade.
Os produtores pretendem retomar o crescimento e ganhar espaço no mercado internacional.
A abertura oficial da colheita ocorreu nesta quarta-feira, dia 10, em Fraiburgo, e contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, e do presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari.
“Estamos aqui para reconhecer o trabalho de todos os produtores rurais. A colheita da maçã é um momento de celebração. Santa Catarina é responsável por mais da metade de toda produção nacional de maçã e boa parte da nossa safra é exportada para vários países. Esse é um produto que agrega valor para nossa economia, que é altamente geradora de empregos e se tornou uma marca registrada do nosso agronegócio”, destaca Altair Silva.
O estado espera colher mais de 550 mil toneladas de maçã na safra 2020/21, o montante representa metade da produção nacional da fruta.
Atualmente, são aproximadamente 2 mil produtores, basicamente agricultores familiares na região de São Joaquim e Fraiburgo.
As principais variedades produzidas são Gala e Fuji. No ano passado, o estado faturou US$ 16,5 milhões com os embarques de maçã para o mercado internacional.