Siga nas redes sociais

Search

Ferramentas para empreendedores que estão revolucionando o mercado

Foto: maitematas/Pixabay

A gestão de negócios nem sempre é simples, mas as ferramentas tecnológicas podem ser uma ajuda fundamental. Hoje, todos os processos de criação e gestão de empresas podem ser facilitados com meios digitais. Confira as ferramentas para empreendedores que estão revolucionando o mercado.

A era digital foi marcada pelo surgimento, nas últimas décadas, de inúmeras ferramentas e estruturas tecnológicas.

A integração de recursos de Inteligência Artificial (IA) têm permitido que várias empresas, dos mais diversos setores, consigam progredir, tornando-se mais fiáveis, mais próximas dos consumidores e/ou usuários e conferindo-lhes uma melhor capacidade de resposta. Isso tem sido verdade para o e-commerce, para grandes corporações, para pequenos empresários e para setores tão diversos quanto uma loja online ou uma casa de apostas e jogos online.

O fato de cada vez mais as pessoas utilizarem as ferramentas tecnológicas em seu cotidiano, torna o uso das ferramentas digitais quase imperativo para quem deseja levar seu negócio até ao grande público.

Na verdade, hoje em dia, independentemente de estar a começar a gerir um pequeno negócio unipessoal ou de estar na frente de uma corporação multinacional, o digital é a forma mais eficaz de garantir uma comunicação de sucesso e obter os resultados pretendidos.

Essenciais para o cumprimento de objetivos, as novas ferramentas digitais servem todos os momentos do processo de criação, gestão e comunicação de um negócio. Mas, afinal, quais são essas novas ferramentas que estão modificando todo o mercado? Venha descobrir.

1. Criação da marca 

A criação da marca, incluindo no processo de construção da identidade – pelo nome, slogan ou logotipo – é algo que já pode ser feito com recurso a ferramentas digitais.

Ainda que essas ferramentas sejam principalmente úteis para os novos empreendedores, que estão criando sua marca do zero, muitas grandes marcas estão as utilizando para criar ramificações de suas empresas ou para criar uma nova imagem digital para renovar a marca.

2. Análise de métricas

Recolher dados, fazer gráficos e tabelas, avaliar cliques e conversões: tudo isso faz parte de uma nova linguagem que os empresários conhecem bem.

Hoje, com as ferramentas de IA, se torna bastante mais simples compreender como a empresa está chegando no público e adaptar a ação a novas estratégias que resultem melhor, ao mesmo tempo que se avalia, em números, esse progresso.

Com a análise de métricas, fica mais simples compreender o que o público-alvo está procurando e dar resposta a seus gostos, intenções e necessidades.

3. Serviço ao cliente

Estar próximo do cliente tem sido um dos focos da IA. Hoje, os empreendedores estão usando ferramentas inteligentes para garantir que respondem aos clientes de forma rápida e menos exaustiva.

Muitos os espaços de chat online já contêm respostas automatizadas, capazes de reconhecer keywords nas perguntas do cliente e de responder de forma automática a suas principais dúvidas.

4. Gerenciamento de recursos

As novas ferramentas também estão criando novas formas de gerir recursos. Aqui, quando falamos de recursos, nos referimos a stocks, encomendas e também pessoas.

Novas ferramentas estão permitindo que todos esses processos ocorram de forma automatizada, além de permitirem a análise de performance e custos, para garantir a máxima eficiência de um negócio.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail