Siga nas redes sociais

Search

Mulher é protagonista no comércio catarinense, aponta FCDL/SC

Foto: Candid_Shots/Pixabay

As mulheres são protagonistas no comércio catarinense, seja nos cargos de gestão, seja no quadro de funcionários.

É o que mostra o levantamento feito pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) como parte das ações para valorização em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira, dia 8 de março.

Entre os participantes do levantamento, ao menos 64,1% são estabelecimentos com uma mulher como sócia-proprietária ou majoritária, contra 35,9% de presença de homens no mesmo posto.

Em relação ao principal gestor das lojas, a proporção se manteve, com 69,3% dos cargos ocupados por mulheres e 30,7% por homens.

“A mulher catarinense é empreendedora, corajosa, ousada e disposta. A presença feminina tem um papel essencial no desenvolvimento do comércio catarinense”, destaca Ivan Roberto Tauffer, presidente da entidade.

Integrante da diretoria executiva da federação, Fátima Regina Ferreira Granemann, vice-presidente de patrimônio da FCDL/SC, defende que a mulher é empreendedora nata:

“Apesar das dificuldades enfrentadas, como jornada dupla, os avanços são cada vez mais representativos, com ênfase no comércio. As mulheres estão aumentando o grau de conhecimento na teoria e na prática e galgando a escala financeira em seus negócios”

Entre os colaboradores das empresas consultadas, elas também são maioria.

Em 56,2% das empresas consultadas, a maioria dos funcionários é composta por mulheres e em 25% por homens.

Outros 13,2% dos entrevistados responderam que a equipe é formada por metade mulheres e metade homens e 5,6% informaram não ter funcionário.

Foram consultados 771 participantes de 169 cidades catarinenses, sendo a maioria associados às CDLs.

Valdemir Manoel da Silva, gerente comercial da FCDL/SC, responsável pelo levantamento, diz que o resultado é uma comprovação do que já se observa na prática:

“Em todas as capacitações, palestras, encontros de liderança empresarial, sejam presenciais ou à distância, as mulheres sempre são a maioria”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail