Siga nas redes sociais

Search

Demanda por avaliação imobiliária em Balneário Camboriú cresce 25%

Foto: Ângelo Borba

Com o mercado imobiliário superaquecido, Balneário Camboriú, com seus conhecidos arranha-céus de luxo e alto luxo e um dos mais altos índices de valorização imobiliária do país, teve um aumento de 25% na procura por avaliação de imóveis nos últimos seis meses do último ano.

É o que mostra um levantamento feito pela Sort Investimentos, empresa especializada na área.

“A cidade de Balneário Camboriú ganhou ainda mais visibilidade em todo o Brasil neste ano e, com sua vocação turística e novos atrativos em desenvolvimento, a tendência é o valor do imóvel subir ainda mais”, explica Douglas Curi, sócio-diretor da empresa.

A alta procura tanto por compra de imóveis quanto por avaliações e oportunidades são provenientes de investidores de várias partes do Brasil, especialmente de Curitiba, Maringá, Cascavel e cidades do interior do Paraná e de outros municípios de Santa Catarina como Joinville, Blumenau, Brusque e Jaraguá do Sul.

Também é alta a procura por investidores de outros estados brasileiros como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

Muitos dos brasileiros costumam definir o valor do imóvel através da conversa com vizinhos e de buscas na internet. De acordo com Douglas Curi, diretor da Sort Investimentos e perito avaliador, não é uma raridade ver donos de imóveis perderem dinheiro ou tempo na hora da venda:

“É comum ver pessoas terem prejuízos ao negociar uma edificação ou terreno com valor menor do que poderia ter sido vendido. Ou ainda, pessoas com uma propriedade que gera despesas porque o preço do imóvel está inflacionado. Para garantir negociação justa, é importante que o proprietário se adeque ao valor de mercado porque quem delimita o preço de um imóvel não é o proprietário, nem a imobiliária ou o corretor. É uma questão de oferta e demanda”.

A avaliação imobiliária profissional, além de garantir a melhor negociação, também é recomendada em casos judiciais. Neste caso, requer o serviço de um profissional certificado pelo Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI), para exercer a profissão de perito.

COMO FUNCIONA

Quem deseja contratar o serviço de avaliação imobiliária precisa se certificar de que a pessoa contratada tenha conhecimento e capacidade técnica necessária para fazer o procedimento.

A avaliação de um imóvel por perito custa a partir de um salário mínimo, mas a cobrança pode variar com a complexidade do imóvel.

O trabalho possui uma metodologia própria e considera características como: descrição, metragem, ano de construção, localização, documentação do imóvel e qualidade dos móveis.

O processo começa com a visita “in loco” para constatar como está o padrão de acabamento e a qualidade dos móveis. Depois é solicitada a documentação ao proprietário e são realizadas buscas para precificar o imóvel.

Outro fator relevante é checar se o avaliador domina as informações do mercado da região e conhece de perto a realidade da cidade onde presta o serviço.

A avaliação costuma demorar de quatro a dez dias.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail