Siga nas redes sociais

Search

Exportação de carne de frango cresce 34% em fevereiro

Foto: Cristiano Estrela/Secom

Santa Catarina retoma o crescimento nos embarques de carne de frango e encerra fevereiro com alta de 34% no faturamento com as exportações em relação ao mês anterior.

Foram mais de US$ 129,7 milhões gerados com a venda de 80,8 mil toneladas do produto.

O estado é o segundo maior produtor nacional de carne de frango e responde por 25% do total exportado pelo Brasil.

“Teremos um ano desafiador para todas as cadeias produtivas de proteína animal devido à elevação dos custos de produção, principalmente a alta nos preços de milho e soja. Porém, o setor produtivo se mantém competitivo e conquista novos mercados, ampliando sua presença internacional. A avicultura é uma atividade fundamental para a economia catarinense, que gera riqueza e renda para o nosso estado”,  destaca o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva.

DESEMPENHO DO BIMESTRE

No primeiro bimestre, o estado teve um desempenho abaixo do esperado com uma queda de 19,% no faturamento e de 14,8% em quantidade na comparação com o mesmo período do ano passado.

“Em grande parte, isso se deve à queda das exportações para o Japão, principal comprador. As exportações para a China também caíram, já que os chineses aumentaram significativamente a produção local de carne de frango nos dois últimos anos”, explica Alexandre Giehl, analista do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).

Por outro lado, mercados importantes estão ampliando as compras de Santa Catarina. Os embarques para a Arábia Saudita aumentaram 30,7% em valor e a expectativa é de que um crescimento ainda maior ao longo de 2021.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail