Siga nas redes sociais

Search

Delivery próprio cresce frente aos altos custos de marketplaces

Foto: AdobeStock

Entre as mudanças que a pandemia trouxe para os hábitos dos consumidores está o grande crescimento do delivery.

Só nos primeiros 100 dias de isolamento social, mais de 16,5 milhões de pessoas começaram a utilizar o serviço, enquanto outras 46 milhões aumentaram a sua frequência, de acordo com o Instituto Locomotiva.

Para adaptar os negócios a esse novo cenário, muitos vendedores decidiram adotar plataformas próprias de delivery como alternativa para escapar dos custos dos tradicionais marketplaces de entregas. Foi o caso do Wine-Thru, delivery de vinhos e espumantes de Florianópolis:

“Lançamos as vendas só em um grande marketplace popular, mas quando fomos fechar o financeiro percebemos que seria inviável mantê-lo como única opção, já que o lucro acaba ficando muito baixo com a cobrança de taxas”, explica a idealizadora do negócio, Juliana Galliano, que passou a utilizar o aplicativo Kyte, que oferece recursos de vendas e gestão pelo celular, como delivery próprio.

Em geral, espaços próprios têm um custo fixo mensal, enquanto marketplaces cobram uma comissão que varia de 10% a 30% sobre as vendas, além de eventuais mensalidades, diminuindo significativamente a margem de lucro dos estabelecimentos. 

“Pela questão da visibilidade, sabemos que é interessante estar presente nos marketplaces. Mas, ao ter uma plataforma própria, esses vendedores podem atrair seus clientes para o espaço em uma nova compra. Uma dica para isso é incluir o endereço do seu cardápio virtual no recibo ou fazer uma anotação no pacote da entrega que vai pelo marketplace ”, comenta Guilherme Hernandez, CEO da Kyte.

A possibilidade de pedidos online, por exemplo, fazia parte do plano pago, mas foi liberada para todos os usuários com a pandemia.

O aplicativo tem no segmento de alimentos e bebidas a maior parte de seus clientes, 24,3% dos 25 mil usuários espalhados por 143 países do mundo.

Plataformas próprias também ajudam na fidelização de clientes

Além de custos maiores, os aplicativos de marketplace também têm a desvantagem de não permitir o acesso à base de clientes do delivery.

Para contatar o consumidor, no caso de um problema com o pedido, por exemplo, é preciso passar pela central de atendimento.

“Com uma plataforma própria, o vendedor consegue falar diretamente com seus clientes,  acompanhar seus hábitos de consumo e criar promoções e ofertas especiais, o que aumenta muito as chances de fidelização”, explica o empreendedor.

Dependendo da plataforma escolhida, ainda é possível reunir toda a gestão do negócio em um só lugar, mesmo que as vendas também aconteçam por outros canais, como telefone, redes sociais ou até mesmo em espaço físico.

Sua empresa precisa de um site ou aplicativo? O Estúdio Lune, com mais de 20 anos de experiência, faz para você! Solicite o orçamento clicando aqui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail