Siga nas redes sociais

Search

35 anos da ACATE: uma história de crescimento e conquistas

Foto: divulgação

Por Milton Espíndola, CEO da Dígitro Tecnologia

A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) celebra 35 anos em abril. A entidade reflete hoje a força e a inovação de um setor dinâmico e fundamental para a economia regional e que tem destaque no país e no mundo. Na origem, a construção desse polo tecnológico foi um sonho gestado dentro da Dígitro Tecnologia. Nossas trajetórias têm pontos em comum e temos muito orgulho de dizer que fazemos parte desta história.

A ACATE nasceu dentro da Dígitro Tecnologia no final dos anos 1980. Inclusive, a primeira colaboradora da associação era uma funcionária da Dígitro. Florianópolis tinha uma grande vocação na formação de mão de obra qualificada, principalmente por conta dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Porém, acabava exportando talentos para outras regiões mais industrializadas. A Ilha era ofuscada em sua projeção como polo econômico, mas vimos a oportunidade de criar uma indústria limpa com o setor de tecnologia.

O presidente do conselho da Dígitro, o engenheiro José Fernando Xavier Faraco, foi um dos fundadores e também o primeiro presidente da ACATE. Ele estava no grupo de empreendedores pioneiros que, em 1986, uniu-se em função da ideia de fortalecer o setor e apoiar o surgimento de novos negócios. Assim surgiu a ACATE, em um modelo de condomínio de empresas que, próximas umas às outras, poderiam trocar experiências e oportunidades, além de gerar um verdadeiro ecossistema de inovação. 

A ACATE tem uma contribuição importante no sentido de encaminhar soluções para desafios comuns às empresas do setor. Promovendo o polo catarinense de tecnologia pelo Brasil, contribui para que as empresas catarinenses ganhem espaço e seriedade frente ao mercado nacional. A associação também se preocupa muito em difundir e replicar conhecimento por meio das verticais de negócio, que dão grande contribuição. 

Outro papel importante da ACATE é promover a aproximação de empreendedores mais experientes como os mais jovens. Negócios consolidados e startups compartilham conhecimento em um verdadeiro ecossistema que se retroalimenta de boas ideias. 

Ao longo dos anos, tanto a Dígitro quanto a ACATE cresceram, ganharam sedes novas e mais amplas, consolidaram o reconhecimento nacional e internacionalizaram sua atuação. Fazer parte da ACATE é fazer parte da história: do passado, do presente e, principalmente, do futuro do setor de tecnologia em Santa Catarina. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail