Search

Startup de SC cria higienizador de mãos com leitura biométrica para hospitais

Foto: divulgação

A Sensorweb, de Florianópolis, referência nacional em soluções de Internet das Coisas (IoT) para a saúde, anuncia que está na fase final do desenvolvimento de um sistema inteligente de higienização de mãos com potencial de reduzir o número de infecções hospitalares e surtos por bactérias ou vírus em ambientes hospitalares.

A tecnologia está na fase de refinamento do produto para industrialização em larga escala e fica disponível a partir do segundo semestre.

O equipamento é composto por hardware, software e um dispositivo eletrônico digital que realiza o reconhecimento biométrico da palma da mão durante o uso.

Ou seja, o sistema é acionado por aproximação e não exige o toque em sua estrutura para efetuar a leitura da impressão digital e identificar o usuário.

A ideia é que o higienizador inteligente de mãos seja usado por profissionais da saúde como médicos e enfermeiros, especialmente na linha de frente no combate à pandemia.

Isso porque é preciso seguir rígidos protocolos de higienização durante o contato com diferentes pacientes, mas ainda não existiam maneiras eficientes de monitorar e controlar se a higienização é feita da forma e tempo correto.

“As mãos estão entre os principais vetores de transmissão de agentes infecciosos em hospitais, clínicas e centros cirúrgicos, por isso, é importante fazer a higienização em momentos específicos. Por exemplo, no começo do procedimento médico, antes de tocar no paciente ou após manipular equipamentos. O que estamos fazendo é conceber um sistema que permite rastrear de maneira confiável o horário de uso e/ou a quantidade de vezes que cada profissional utiliza o higienizador. Com isso será possível registrar essas informações em uma plataforma de inteligência que vai identificar as áreas com maior aderência e onde é preciso reforçar a orientação de higienizar as mãos, permitindo fazer a gestão eficaz dos programas de combate de infecção hospitalar”, destaca Victor Rocha Pusch, CTO da startup.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também