O Dia Internacional de Luta Contra a LGBTIfobia tornou-se um símbolo para a comunidade seguir lutando contra a violência e o preconceito.
No Brasil, 21,58% das mortes de pessoas LGBTI+ ocorreram em vias públicas, segundo o relatório de 2019 do Grupo Gay da Bahia (GGB) e da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (“ANTRA”).
Dentre os diversos direitos que a população LGBTI+ segue lutando é encontrar locais em que possam se sentir acolhidos e seguros.
Com isso, a startup de impacto social, Nohs Somos, visa aproximar a comunidade aos estabelecimentos amigáveis.
Através da ferramenta do Mapa LGBTI+, é possível fornecer informações e avaliações confiáveis de lugares. A funcionalidade foi lançada neste mês, na sua versão web e gratuita.
Hóttmar Loch, diretor-geral e um dos fundadores da Nohs Somos afirma que o mapa LGBTI+ é importante porque é uma forma de aproximar os lugares que são amigáveis à comunidade:
“Enquanto homem cis e gay, evito de ir em alguns lugares desconhecidos por medo de ser discriminado. E quando vou, ‘entro no armário’, fingindo ser quem não sou para não sofrer. Agora imagina a realidade de pessoas trans que muitas vezes não tem nem a chance de entrar num estabelecimento. Quando temos uma plataforma que indica quais locais são seguros para nós, nos sentimos mais acolhidos ao visitar esses lugares”.
O site está em construção e, nesse momento inicial, o foco da startup é coletar as avaliações da receptividade desse público pelo Brasil. A meta é chegar em 15 mil cadastros até o final de 2021.
COMO FUNCIONA
- A partir de um cadastro, a plataforma disponibiliza a funcionalidade do mapa, ranqueando os lugares amigáveis próximos e mobilizando o usuário LGBTI+ a avaliar.
- Quando a pessoa avalia, os lugares são inseridos no mapa.
- Nos locais que tiverem pelo menos 10 avaliações, é publicada uma média da nota.
- Além disso, é possível fazer comentários sobre os estabelecimentos, no primeiro momento essas informações passarão por uma moderação antes de serem publicadas no site.
- Para um lugar ser considerado amigável, ele terá que ser classificado com notas acima de 4 estrelas.