Siga nas redes sociais

Search

Terceirização do setor administrativo se consolida no mercado

Foto: divulgação

Um estudo do Sebrae aponta que 25% dos empreendedores brasileiros que fecharam as empresas em menos de 2 anos foi por falta de gestão

Outra pesquisa do órgão revela que 20% encerram por falta de capital e 7% por falta de lucro nos negócios. Com a pandemia, o comércio perdeu 75,2 mil pontos de venda, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Porém, contratar um profissional capacitado para a gestão administrativa da empresa pode ser um grande desafio para quem está abrindo um negócio ou para pequenas empresas. Por essa razão, uma alternativa que vem ganhando força no mercado é a terceirização do setor. 

O Business Process Outsourcing (BPO) Financeiro é quando uma empresa terceiriza o trabalho de gestão de todas as entradas e saídas do negócio, como folhas de pagamento, emissão de notas e outras demandas.

Dentre os benefícios da terceirização, está, justamente, o fato de deixar a administração nas mãos de profissionais técnicos sem a necessidade de contrato CLT. É o que explica a analista financeiro, Milena Borges da Silva, da Respire! BPO Financeiro.

“Quando uma empresa está começando, é bem comum um dos sócios ser o responsável pela parte administrativa ou deixar esse cargo com algum familiar de confiança, já que a empresa ainda não conta com capital ou mesmo demanda suficiente para contratar um profissional especializado. O BPO permite que essa mão de obra qualificada seja contratada por horas prestadas, trazendo menos custos à empresa, mas com todo o conhecimento técnico”, avalia.

A profissional explica que é importante o acompanhamento profissional desde o planejamento para não ter surpresas no fluxo de caixa e até para conhecer melhor o mercado. Outra vantagem é que todo o serviço pode ser feito online.

“Usamos plataformas com tecnologia em nuvem, como ContaAzul, Omie e Bitrix24. Contamos com a evolução dos sistemas bancários que permite fazer todas as operações de qualquer lugar do mundo”.

Milena também conta que empresas de tecnologia são as grandes impulsionadoras desse modelo de gestão.

“Pela própria base de inovação, essas empresas incentivam muito o BPO. A CRMThink foi uma das primeiras parceiras que toparam a terceirização dos serviços financeiros, no início de 2019″, compartilha Milena.

A crise decorrente da Covid-19 fez com que o setor financeiro abraçasse uma outra tendência: a humanização. 

“Passamos por uma crise bem complicada. No início, foi muito desesperador. Mas algo que ajudou muito os clientes foi a nossa experiência (mais de 20 anos), pois conseguimos contornar as dificuldades oferecendo alternativas: de crédito, contato com banco, negociar taxas. É preciso jogo de cintura para lidar com cada situação individualmente”, conclui a anaista.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail