Não é de hoje que a demanda por profissionais de tecnologia é desproporcional à oferta. Com a pandemia e a aceleração da transformação digital nas empresas, essa diferença se acentuou.
O desafio de contratação é grande e as companhias estão tendo que mudar suas estratégias para ocupar essas vagas, o que inclui contratar profissionais em início de carreira.
É o que mostra levantamento feito pela GeekHunter, maior marketplace especializado no recrutamento de desenvolvedores e Data Science da América Latina.
De acordo com o estudo, as posições abertas na plataforma para perfil júnior, com até dois anos de experiência, tiveram um crescimento de 175% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado.
“As empresas estão fazendo de tudo para preencher suas vagas, mas não conseguem encontrar o profissional no nível de qualificação que esperam. Felizmente, as companhias vêm percebendo a necessidade de adaptação para absorver essa mão de obra em início de carreira, e também ajudar no desenvolvimento técnico deste profissional”, afirma Tomás Ferrari, CEO e fundador da empresa.
Por outro lado, os desenvolvedores com pouca experiência precisam estar atualizados em diversas linguagens de programação e o conhecimento em outros idiomas, principalmente o inglês, ajuda a se destacar no mercado.
Por isso, a GeekHunter passou a oferecer cursos online gratuitos de qualificação para todos os candidatos cadastrados na plataforma, principalmente para quem está no início de carreira ou procurando novas oportunidades no mercado.
“Diferente de outros setores, quando falamos de desenvolvimento de software, as tecnologias mudam ano após ano e de forma muito rápida, o que exige dos profissionais uma qualificação constante. Muitas vezes, a universidade, que é algo importante para a carreira, corre o risco de formar profissionais já defasados para o que o mercado precisa, pois as tecnologias mudam o tempo inteiro e a academia nem sempre consegue acompanhar”, analisa o empresário.
Os candidatos cadastrados terão acesso a mais de 500 aulas de idiomas e quase 30 trilhas focadas em tecnologia e programação para pessoas desenvolvedoras (back-end, front-end, full stack e mobile) e profissionais de Data Science (cientistas de dados, analistas de BI e Data Analytics).
Os conteúdos foram desenvolvidos em parceria com a SkillHub, plataforma B2B de cursos e treinamentos corporativos.
Os candidatos recebem recomendações personalizadas de conteúdo para se desenvolverem e têm acesso a descontos em mais de 60 instituições de ensino, além de uma comunidade para compartilhar informações e dicas com pessoas com o mesmo interesse.
COMO SE CANDIDATAR
A candidatura para profissionais de tecnologia na empresa é gratuito.
Para isso, é só cadastrar o currículo clicando aqui.
Após ter o perfil aprovado, as empresas têm acesso a ele e podem entrar em contato para entrevistas, pois na GeekHunter, o processo de seleção ocorre de forma invertida.
No entanto, o profissional também pode demonstrar interesse pela vaga desejada.