Siga nas redes sociais

Search

Como funciona uma aceleradora de negócios colaborativos

Foto: divulgação

Por Jeferson Rosa, Mentor do projeto Acelerar Negócios Colaborativos, da Área Central

No mercado atual, com mais e mais empresas disputando o mesmo nicho, os empresários precisam encontrar novas formas de pensar e fazer negócios para sobreviver. Uma dessas maneiras é a atuação em conjunto com outros players de mercado, de maneira associada. O objetivo dessas parcerias é obter vantagens estratégicas e agregar valor aos produtos e serviços comercializados, beneficiando os clientes. Os modelos organizacionais baseados na associação e no compartilhamento pressupõem a união de empresários, na maioria das vezes pequenos e médios, com o intuito de se tornarem mais competitivos. 

As ações em conjunto, como compra, venda, marketing compartilhado e soluções coletivas, fortalecem os empreendedores e ajudam a superar as dificuldades em  mercados cada vez mais competitivos. Os grupos conseguem novas oportunidades e benefícios, aumentando as chances contra a concorrência, mesmo frente a grandes marcas do mesmo ramo. 

O modelo das centrais de negócio é muito difundido entre os pequenos negócios, entretanto, a maioria deles ainda possui carência em uso da tecnologia. Mesmo com avanço nos últimos anos, os dados sobre gestão digital nesse tipo de negócio no Brasil mostram que a maioria dos empreendedores recorre a sistemas manuais para gerir suas empresas. De acordo com o Sebrae, 43% dos negócios ainda fazem a gestão financeira em cadernos ou folhas de papel, enquanto apenas 27% usam sistemas como Excel. Infelizmente, a gestão manual se estende a todas as áreas da empresa, levando empresários a gerenciarem seus negócios de forma intuitiva, e não estratégica. E isso se reflete também na  gestão da central. 

Um dos principais desafios das empresas que trabalham associadas é a estruturação do processo de compras conjuntas. E isso independe do tempo de mercado, por vezes empresas com mais de dez anos de estrada ainda patinam na hora de comprar em conjunto. É nesse ponto que a tecnologia se torna um diferencial competitivo grandioso, já existem no mercado tecnologias capazes de concentrar toda a gestão das centrais, desde a compra e o contato com os fornecedores até a produção de relatórios inteligentes sobre desempenho e comparação de preços de produtos. 

Com o objetivo de levar tecnologia e digitalizar negócios que gostariam de elaborar o processo de compra conjunta, desenvolvemos a Acelerar na Área Central. A Acelerar é uma aceleradora de negócios colaborativos, o objetivo é estruturar o processo de compras conjuntas de entidades como associações comerciais e sindicatos ou outros grupos recém formados. 

O processo de compras conjuntas é o carro-chefe dos negócios, pois gera economia direta para a empresa e é um dos principais motivos dos empresários se associarem. O nosso maior diferencial é a experiência do negócio porque atuamos há mais de oito anos neste mercado. Além disso, a metodologia aplicada é única. São seis meses de aceleração ancorados em três pilares: tecnologia, expertise e resultado. 

A jornada de aceleração desenhada passa por várias fases, como conversa de sensibilização, alinhamentos de expectativas, preparação do gestor, definição de um modelo de compras, negociação com os fornecedores. A compra conjunta é o benefício mais tangível que o modelo de aceleração entrega, entretanto, a partir disso, podem surgir novos serviços e produtos derivados da união que se iniciou com a central de compras. O grupo como um todo pode investir em capacitação conjunta, contratações, consultorias, utilização de softwares compartilhados robustos para a gestão. 

A Acelerar é um trabalho feito a várias mãos e que pode revolucionar não só o nosso público dos negócios colaborativos, mas todo o mercado, a partir da digitalização de negócios estratégicos e do trabalho em conjunto, fortalecendo a cultura de um ecossistema unido.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail