Summit Solar: maior evento online de energia solar da América Latina discutirá rumos do setor

Nos dias 24 e 25 de julho, o Summit Solar vai reunir grandes players e especialistas para debater os rumos da energia solar no Brasil.

Em formato virtual e gratuito, o evento é uma realização da Pieta.tech, empresa de Florianópolis pioneira e líder no Brasil em projetos fotovoltaicos para o mercado de energia solar. 

“Junto à agricultura, o setor solar movimentou bilhões no ano passado e puxou a economia do país. Em 2020, o crescimento foi de 64% e gerou cerca de 130 mil empregos. Assim, vamos promover um Summit para discutir todos os aspectos da energia solar, desde social e econômico até política e regulação”, explica Romulo Roque Pieta, CEO da empresa.

A expectativa é de que o evento traga um novo ânimo ao setor, que também sentiu os impactos da pandemia, além de gerar networking e conteúdo gratuito para quem estiver em casa.

Outro objetivo do evento é arrecadar doações para a Somar Floripa, auxiliando instituições beneficentes como contrapartida dos palestrantes. Dessa forma, a meta é encher um caminhão com cestas básicas para doação. 

Já estão confirmados grandes especialistas que compartilharão diversos conteúdos relevantes de conhecimento técnico e geral. 

As inscrições estão abertas clicando aqui.

O MERCADO DE ENERGIA SOLAR NO BRASIL

A energia solar corresponde a apenas 1,7% de toda a matriz energética do país, de acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

Segundo levantamento da entidade, atualmente o país conta com 285.366 sistemas fotovoltaicos ligados à rede e esse mercado vem crescendo de forma expansiva, principalmente para uso residencial.

Para a instalação de um sistema como esse, é necessário apresentar um projeto à distribuidora de energia. Essa documentação também é exigida para linhas de crédito de energia solar. E é nesse momento em que a Pieta.tech atua.

“Desenvolvemos e homologamos projetos fotovoltaicos de forma terceirizada desde 2017 para integradores independentes e empresas de energia solar. Hoje, detemos o maior acervo técnico de projetos fotovoltaicos do Brasil. Nós democratizamos o acesso à engenharia nesse mercado”, explica o empresário.

Além disso, a empresa desenvolveu uma plataforma online para orçamento, solicitação e acompanhamento do desenvolvimento e homologação dos projetos para integradores, tornando o processo mais eficiente e permitindo que profissionais acessem e controlem seus projetos de forma remota. 

“Viemos para democratizar a energia solar e ajudar o país a sair desse 1,7%. Só não tem energia solar quem não conhece. Com os empréstimos voltados a isso, as parcelas chegam ao equivalente a uma conta de luz, por exemplo. Sem contar que o equipamento pode ser pago, em média, em três anos e dura 20! Serão anos usando energia limpa, renovável e gratuita”, avalia.

Além da economia financeira, tanto para o cidadão quanto para o país, a energia solar é não poluente, de baixa manutenção, pode valorizar o imóvel, tem bom custo-benefício e é mais segura.

“Veja o nosso momento atual: os reservatórios das usinas hidrelétricas estão abaixo do necessário e estamos, mais uma vez, em bandeira vermelha e com risco de apagão, pois é um dos anos mais secos desde 2015, segundo os meteorologistas. A energia solar é um caminho para mitigarmos as chances de sofrermos ainda mais com isso”, conclui o empresário.

Além da solução de engenharia, a Pieta.tech também inovou no segmento de softwares para este mesmo setor, tendo hoje soluções que utilizam Inteligência Artificial (IA) para automatizar as vendas e análises de engenharia.

A empresa possui duas versões do software: uma para empresas instaladoras de energia solar e outra para grandes fabricantes e distribuidores de equipamentos de energia solar. Atualmente utilizam os softwares grandes players nacionais e multinacionais.

Sobre o futuro da empresa, a Pieta antecipa a notícia do aporte de R$ 2 milhões em uma startup para o desenvolvimento de novas tecnologias de hardware para o setor de energia solar.

O lançamento desses produtos está previsto para ser feito na Intersolar, maior feira do setor nas Américas e que irá ocorrer em outubro, na capital de São Paulo.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais