Siga nas redes sociais

Search

Tradicional Prêmio Gustav Salinger de Empreendedorismo, em Blumenau, abre inscrições

Vencedores da edição 2020. Foto: Daniel Zimmermann

Promovido pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), o 20º Prêmio Gustav Salinger de Empreendedorismo acaba de abrir as inscrições.

A novidade deste ano é a categoria Case de Inovação, que se soma às categorias da edição anterior: Comércio, Indústria, Serviços, Case de Marketing e Jovem Empreendedor.

A cerimônia de premiação será no dia 8 de novembro, no Teatro Carlos Gomes, e também será transmitida de forma on-line.

“São 20 anos ajudando a fortalecer e reconhecendo o empreendedorismo na nossa cidade. Além disso, a premiação ocorre em conjunto com a comemoração de 120 anos da Acib. Temos muito orgulho de dar continuidade a essa história”, apontou a coordenadora do Núcleo de Jovens Empreendedores, Elisa Marchi.

Os vencedores receberão bolsa de estudo de pós-graduação da Unicesumar, troféu, certificado e uma veiculação em outdoor para divulgação do prêmio recebido.

As inscrições podem ser feitas pelo site clicando aqui.

SOBRE GUSTAV SALINGER

Nascido na Alemanha em 1849, veio ao Brasil em 1876, primeiramente para Brusque e mais tarde Itajaí, onde trabalhou no estabelecimento comercial de Wilhelm Assenburg, também lecionando matemática aos seus filhos. Em 1881 foi encarregado por W. Assenburg pela sua filial em Blumenau. Ele acabou adquirindo o estabelecimento comercial e fundando um negócio de importação de mercadorias e exportação de produtos coloniais.

A firma Gustav Salinger & Cia, rapidamente prosperou, ocasionando a abertura de filiais imponentes como a Casa Salinger. Entre 1889 e 1890 foi presidente da Câmara Municipal de Vereadores, período em que houve a adesão à República, já proclamada e aceita em todo território nacional.

Em 5 de novembro de 1901 participou da fundação da então Associação Comercial e Industrial de Blumenau (Acib), primeira associação empresarial de Santa Catarina, sendo escolhido como primeiro presidente.

Com a Companhia Industrial e Comercial Salinger representou uma das forças vivas do comércio de exportação e importação para a região do Vale do Itajaí.

Líder empreendedor de muita força e coragem ajudou Blumenau a crescer e deixou sua marca para as futuras gerações. Nos últimos 25 anos da sua vida foi Cônsul da Alemanha, falecendo em 1920, aos 71 anos.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail