Nem mesmo o frio afastou os voluntários que participaram de mais uma etapa do Limpeza dos Mares, que aconteceu em Bombinhas no último sábado, dia 31 de julho.
Foi a 25ª etapa, que infelizmente fez com que o projeto chegasse à triste marca de mais de 110,7 toneladas retiradas do fundo do mar, praias e costões em toda a história do projeto.
Já na sexta-feira, dia 30 de julho, o projeto se reuniu com os pescadores e maricultores da região para falar sobre a importância do projeto e da necessidade de ter o apoio de todos que do mar tiram seu sustento. Desta vez a ação aconteceu na praia do Canto Grande.
Duas embarcações grandes, com mais quatro barcos de apoio, cerca de 30 mergulhadores e 50 voluntários estiveram desde cedo para retirar o lixo que mais uma vez surpreendeu pela quantidade absurda de plásticos e restos de redes que estavam principalmente no fundo do mar e pelos costões.
Foram mais de 500 garrafas, entre pets e bombonas, em torno de 4,5 mil bitucas de cigarros, tampinhas de garrafa, fogão, pneu, latinhas, garrafas de vidro, isopor, borrachas, isqueiros e coletes velhos, muita embalagem de produtos domésticos, brinquedos e mais de 4 toneladas de restos de redes, além de mais de 1 km de redes ilegais encontradas pela Polícia Ambiental.
“Lamentavelmente foi mais uma vez decepcionante ver um costão com visual espetacular ser usado como descarte de lixo”, conta Michele Castilho, diretora do projeto.