Siga nas redes sociais

Search

Projeto chega à marca de 110 toneladas de resíduos retirados do mar em SC

Foto: Michele Castilho

Nem mesmo o frio afastou os voluntários que participaram de mais uma etapa do Limpeza dos Mares, que aconteceu em Bombinhas no último sábado, dia 31 de julho.

Foi a 25ª etapa, que infelizmente fez com que o projeto chegasse à triste marca de mais de 110,7 toneladas retiradas do fundo do mar, praias e costões em toda a história do projeto.

Já na sexta-feira, dia 30 de julho, o projeto se reuniu com os pescadores e maricultores da região para falar sobre a importância do projeto e da necessidade de ter o apoio de todos que do mar tiram seu sustento. Desta vez a ação aconteceu na praia do Canto Grande.

Duas embarcações grandes, com mais quatro barcos de apoio, cerca de 30 mergulhadores e 50 voluntários estiveram desde cedo para retirar o lixo que mais uma vez surpreendeu pela quantidade absurda de plásticos e restos de redes que estavam principalmente no fundo do mar e pelos costões.

Foram mais de 500 garrafas, entre pets e bombonas, em torno de 4,5 mil bitucas de cigarros, tampinhas de garrafa, fogão, pneu, latinhas, garrafas de vidro, isopor, borrachas, isqueiros e coletes velhos, muita embalagem de produtos domésticos, brinquedos e mais de 4 toneladas de restos de redes, além de mais de 1 km de redes ilegais encontradas pela Polícia Ambiental.

“Lamentavelmente foi mais uma vez decepcionante ver um costão com visual espetacular ser usado como descarte de lixo”, conta Michele Castilho, diretora do projeto.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail