Siga nas redes sociais

Search

Impulsionada pela digitalização, educação corporativa vive um novo momento

Foto: divulgação

Por Everaldo Artur Grahl, diretor presidente da Fundação Fritz Müller

Há 25 anos, quando um grupo de docentes e técnicos administrativos da FURB se uniram para fundar uma das principais escolas de negócios de Santa Catarina, o estado vivia um momento completamente diferente do atual. O próprio acesso à formação continuada era escasso na região, obrigando executivos que tinham aspiração de melhorar suas performances e resultados operacionais a buscarem nos grandes centros cursos que impulsionassem estes fatores.

Ao longo das décadas, pautada por grandes parcerias, a Fundação Fritz Müller agregou significativos projetos de formação continuada para fomentar e impulsionar negócios. Tornou-se, assim, uma marca reconhecida e tradicional. Mas com a chegada da pandemia, de novos modelos de trabalho e o crescimento exponencial da digitalização, até escolas de negócios plenamente estabelecidas se viram em um novo momento de suas histórias.

Muitas das mudanças estabelecidas no último ano foram mais marcantes do que ações bem estruturadas ao longo de duas décadas e meia de atuação. Novas turmas com volume reduzido de participantes, intercalando ensino online e presencial, tornaram-se cenário comum em um ambiente que exigia cuidado redobrado.

Para preservar a saúde de nossos stakeholders, impulsionamos novos formatos de ensino e aceleramos projetos tecnológicos previstos para anos em poucos meses. Este cenário foi desafiador por conta de duas vertentes que embasam a trajetória da FFM: prezar por entregas de qualidade que sejam alinhadas à realidade dos gestores, líderes e executivos que procuram os cursos da entidade e garantir a adequação das soluções educacionais de acordo com as pautas mais relevantes do mercado.

Em suma, buscamos agregar conhecimento que torne práticas corporativas mais eficientes e lideranças mais engajadas, produtivas e conscientes de seu papel. Foi assim durante nossa trajetória e continuou dessa forma durante 2020 e 2021, quando fatores de engajamento foram testados em ambiente virtual, cursos foram adequados para plataformas de transmissão ao vivo e tanto professores como alunos precisaram se adaptar a uma realidade que agora se apresenta para todo o mercado.

Ao completar 25 anos de história, a FFM continua valorizando o ensino de qualidade e o apoio estruturado ao empresário e às organizações. No pós-pandemia, novos formatos devem se manter, mas seguimos com a certeza de que a construção realizada até aqui mostra que é o cuidado com a relevância da oferta que nos transformou em quem somos hoje.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail