Siga nas redes sociais

Search

Porto Itapoá cresce 11,3% e planeja expansão com investimento de R$ 1,5 bilhão

Foto: divulgação

O Porto Itapoá registrou aumento de 41,3% nas importações no primeiro semestre. Foram quase 70 mil contêineres contra 48 mil no mesmo período do último ano.

As exportações tiveram um peso menor, mas ainda assim foram 8,5% maiores que o mesmo período do ano anterior: quase 50 mil contêineres contra 45 mil no ano passado.

Nas cargas de cabotagem houve um crescimento de 9,7%. Foram mais de 15 mil contêineres neste primeiro semestre contra pouco mais de 13 mil movimentados neste período no ano passado.

Considerando a movimentação total, o porto teve um aumento de 11,3%: foram 238 mil contêineres contra 214 mil, na comparação.

Ao completar 10 anos de operação, o Porto Itapoá já se tornou um dos maiores e mais importantes terminais portuários do Brasil e é considerado um dos terminais mais ágeis e eficientes da América Latina. 

Do total de cargas movimentadas pelo Porto Itapoá cerca de 50% são de empresas de outros estados que buscam a eficiência do terminal catarinense, principalmente para a importação de eletrônicos, entre outros itens.

A outra metade da movimentação é de cargas de companhias de Santa Catarina, incluindo automóveis e autopeças, motores elétricos, metalmecânica, linha branca e exportação de carga frigorificada, atendendo a forte agroindústria do estado.

EXPANSÃO

Com essa demanda crescente, o Porto Itapoá já planeja a nova etapa de expansão que está orçada em R$ 1,5 bilhão e tem previsão de conclusão em 5 anos.

Com isso, a capacidade de movimentação anual de até 1,2 milhão de TEUs (unidade de medida de contêineres) vai superar a marca de 2 milhões de TEUs por ano.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail