Siga nas redes sociais

Search

Economia SC Drops: construção civil sustentável ganha força durante pandemia

Foto: divulgação

Desde o início da pandemia, as opções sustentáveis ganharam força dentre os brasileiros. No caso da construção civil não foi diferente. Nesse Economia SC Drops, conversamos com o empreendedor Filipe Pitz, sócio-gerente do Grupo Filipe Pitz e CEO da PZ Empreendimentos, para saber quais os benefícios e diferenciais dessa metodologia nas obras do país. Confira abaixo:

O que é uma construção sustentável? Quais critérios e diferenciais ela precisa seguir?

Filipe: Para uma construção ser considerada sustentável ela precisa estar baseada em um conjunto de práticas presentes em todas as suas fases, desde a elaboração do seu projeto, seu processo construtivo como também na sua manutenção e vida útil. Todas essas etapas precisam estar em harmonia com o meio ambiente para que os impactos ambientais sejam os mínimos possíveis, ao mesmo tempo em que os recursos naturais sejam usados com sua maior eficiência. Citando alguns exemplos das práticas em questão: a escolha do terreno onde a construção será instalada, para que respeite e possa se integrar com facilidade ao entorno já existente, elaboração de um projeto em que seja respeitada as características particulares do terreno, como topografia, insolação e vegetação existente, adoção de estratégias para maior aproveitamento dos recursos naturais como iluminação e ventilação naturais para diminuir o consumo de energia elétrica e ar condicionado, o uso de painéis fotovoltaicos; o uso racional da água potável e o reaproveitamento da água da chuva, escolha de materiais cuja produção seja com menos impacto ambiental, planejamento de um canteiro de obras sustentável, escolha de técnicas construtivas que gerem menos resíduos e baixa manutenção da construção após sua entrega e o bem estar dos usuários do empreendimento e a durabilidade da edificação.

Quais os benefícios de uma construção sustentável, tanto para construtora quanto para cliente e sociedade em geral?

Filipe: De acordo com o Conselho Internacional da Construção (CIB), o setor da construção civil é um dos que mais consome recursos naturais, sendo responsável por cerca de 40% do consumo de energia, 30% dos resíduos gerados e 30% das emissões globais de gases de efeito estufa. É essencial repensarmos isso. Hoje, temos à nossa disposição estruturas e técnicas construtivas que permitem uma evolução mais rápida das obras, maior controle dos estágios e menor impacto ambiental. Temos que deixar um legado para as cidades nas quais estamos inseridos e para as pessoas que lá convivem e isso só é possível conservando, preservando o ambiente. Este, sem dúvidas, é o melhor e maior benefício. E é claro, pessoas se inspiram em pessoas. Quando algo faz sentido, está próximo e inspira conseguimos mudar o olhar e a responsabilidade de cada um. 

Durante a pandemia, a construção civil sustentável cresceu 28%. A que se deve esse crescimento? Qual a tendência para o setor?

Filipe: Acredito que a pandemia fez as pessoas pararem para refletir, perceberem seu impacto no mundo e como não existe mais a ação individual, tudo é coletivo. Além disso, a busca por espaços mais amplos, funcionais e com contato com a natureza assumiu uma posição essencial. É sair do convencional. A sustentabilidade é um caminho sem volta na construção civil e acredito muito que a tecnologia e novas técnicas construtivas venham somar e aprimorar ainda mais o setor. Além disso, acredito que os compradores/moradores passaram a enxergar isto como um requisito na hora de escolher seu imóvel. 

Como o Grupo Filipe Pitz surgiu com a ideia de começar a trabalhar com construções sustentáveis?

Filipe: Tudo começou com uma obra no escritório localizado em uma antiga casa na cidade de Gaspar, foi o pontapé inicial para a criação da PZ Empreendimentos, uma empresa que já nasceu ESG e que tem a sustentabilidade em seu DNA. Uma mesa de reunião embaixo de uma árvore, um deck externo, uma bolha de vidro para trabalhar e um espaço de café foram as construções feitas pelo empresário Filipe Pitz na sua antiga empresa. O que fizemos chamou a atenção da comunidade pela inovação e cuidado com a natureza. Ações sustentáveis aumentam quando as atitudes influenciam outras pessoas e com isso, passam a encontrar valor naquilo, em zelar pelo meio ambiente e agir de forma sustentável. Na Pz Empreendimentos, o pensar sustentável começa no projeto, quando já é previsto espaço para, por exemplo, uma composteira ou máquina compactadora de lixo, além de fontes alternativas de energia, reutilização da água, iluminação e ventilação naturais e materiais ecologicamente corretos. Durante a obra é possível usar métodos construtivos mais leves com menos concreto e ferro, sendo assim uma obra mais limpa, reduzindo o máximo possível de lixo. 

O que vocês puderam perceber de positivo nos empreendimentos sustentáveis existentes dos demais?

Filipe: Em nossa primeira obra sustentável, no PZ Ecomall, em Balneário Camboriú, pensamos em  uma estrutura para a máxima eficiência, drástica redução de uso de recursos naturais e emissão de carbono. Por exemplo, atualmente, nossa área comum consome menos de R$ 400 de energia elétrica, pois a valorização e o uso da luz natural atende toda a necessidade ao longo do dia. Além disso, nele é possível perceber uma arquitetura inovadora, realista, sustentável e consciente  que cria um espaço inspirador para as pessoas compartilharem suas vidas, experiências, trabalho e felicidade. Sabemos que o PZ Ecomall já é uma referência na cidade, é uma obra de destaque, é muito mais do que um projeto sustentável e um boulevard gastronômico, é um espaço de vivência, de contato com a natureza em meio a tantas paredes de cimento da cidade. Outro exemplo no PZ Ecomall é a nossa composteira que transforma mais de 50kg de lixo orgânico em adubo todos os dias. 

Quais os próximos planos para o Grupo Filipe Pitz em 2021?

Filipe: Neste mês de agosto, vamos lançar um empreendimento em Camboriú com 299 apartamentos e que se diferencia por possuir um projeto voltado à criação de espaços para moradores de diferentes perfis, mas que compartilham os pilares de arte, design, arquitetura, sustentabilidade e mobilidade. Neste empreendimento os clientes poderão encontrar ambientes únicos, com personalidade, que acompanham as mudanças de comportamento e tendências globais e que geram valor para investidores e moradores. Construímos locais onde as pessoas realmente queiram estar. Além disso, um condomínio residencial sustentável de alto padrão na Serra Catarinense, com cerca de 100 casas.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail