Siga nas redes sociais

Search

Agências de marketing digital começam a olhar para modelo 360

Foto: divulgação

Não é novidade que, com a adoção das mídias sociais e dos mecanismos de busca se intensificando nos últimos anos, os investimentos em marketing migraram quase na sua totalidade para o digital.

Agora, uma tendência que começa a ser vista por aqui é o movimento de agências full service, também conhecidas como agências 360,  voltadas para segmentos específicos.

De acordo com Alessandra Sadan, vice-presidente na América Latina da plataforma de sites Duda, o aumento da presença digital  puxou a demanda por serviços de marketing dos mais variados, desde um chatbot no site até a criação de artigos de blog, artes para mídia social e e-mails de relacionamento com clientes e prospects:

“Quanto mais serviços diferentes o cliente contrata de uma agência, maior a receita e melhor a taxa de retenção dos clientes. No entanto, é preciso trabalhar de forma eficiente  e com recorrência para garantir a sustentabilidade e sucesso da agência no longo prazo”.

Para a executiva,  sai muito mais caro contratar anúncios com uma agência, gerenciamento de social media com outra e criação de landing page para suas ofertas com outra agência, sem contar todas as ferramentas que estão envolvidas nesses processos e a complexidade na gestão de vários fornecedores.

As agências também estão se dando conta de que precisam ser full service para escalarem seus negócios e se manterem competitivas.

“É preciso ir além da prestação de um único serviço e passar a atuar como parceira na criação e execução da estratégia de marketing do seu cliente”, afirma.

Hoje a maioria das agências no Brasil ainda não se especializou em um nicho específico e atua no formato de jobs pontuais. Isso dilui muito os resultados. Para ela, o pulo do gato é olhar para o modelo aplicado no Estados Unidos, que conta com agências de nicho e até subnichos, como restaurantes, turismo, ou clínicas médicas.

“Clientes entendem que precisam de outros softwares, como de automação, gerenciamento de sites, CRM e prospecção e tudo isso precisa estar integrado, e uma parceria com uma agência que possa entender o negócio e disseminar a marca com sucesso entre todas as plataformas é essencial. Quanto mais nichada a agência for, mais ela se especializa e gera valor na estratégia de negócio dos seus clientes”, complementa.

Aqui no Brasil, um exemplo de sucesso de agência full service e vertical é a SuperDental, uma agência de marketing digital de Curitiba especializada no nicho odontológico que atingiu um ponto de virada importante para o ganho de escala quando passou a oferecer a seus clientes pacotes de serviços em recorrência, entre os quais sites criados na plataforma white label da Duda.

“As agências brasileiras estão percebendo que existem muitos outros serviços que seus  clientes precisam além dos serviços que elas oferecem hoje , como publicidade digital, serviços de SEO e construção de sites. Oferecer esses serviços adicionais como uma solução holística oferece excelentes oportunidades de receita incremental para sua agência e contribui para fidelizar seus clientes” finaliza a executiva. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail