Siga nas redes sociais

Search

Associação de ex-alunos de mecânica da UFSC quer conectar empresários a novos negócios da universidade

Ricardo Penteado é ex-aluno da Graduação em Engenharia Mecânica e hoje é chefe de operações de pista da Fórmula 1 da Renault. Na foto, prestigia o trabalho de alunos do Fórmula UFSC, equipe de fórmula SAE, competição estudantil que desafia os futuros engenheiros a projetar, construir e competir com um veículo.

Não é novidade que as redes de investidores estão entre as principais fontes de sucesso de startups em mais de 30 países. O dado é da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No Brasil, o investimento anjo representa 41,5% dos aportes em startups. 

Com este olhar, a Associação de ex-alunos do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC (Alumni EMC), quer se espelhar em outras redes de investidores formadas por ex-alunos em várias partes do mundo, que apoiam novos negócios da própria universidade onde se formaram.

O objetivo é diminuir a defasagem de Santa Catarina em relação a outros estados que já fazem esse movimento para suas universidades.

Os ecossistemas da Universidade de Stanford e da Universidade de Harvard, além da Universidade de São Paulo e FGV, ambas em São Paulo, já têm nestas redes de investimento uma realidade, com Alumni apoiando novas empresas. 

“O contato com este tipo de investidor não se resume apenas ao capital: ele também auxilia no desenvolvimento da ideia, produto ou serviço e no modelo de negócios, já que tem mais conhecimento do ecossistema”, destaca Sergio Gargioni, diretor executivo da Alumni EMC UFSC. 

Com o tema Investidor anjo: o que é, para que serve e como se tornar um?, a Alumni EMC quer incentivar seus associados, muitos deles grandes empresários, a apoiarem novas ideias e fortalecer ainda mais o ecossistema de inovação catarinense, levando à consolidação de startups em suas fases iniciais. 

No evento online, a associação oficializará a parceria com a Rede Catarina Alumni Angels, que abrange outros cursos da universidade. Para isso, foram convidados players que entendem do assunto:

  • Iomani Engelmann: diretor de marketing e diretor de novos negócios na Pixeon 
  • Eduardo Smith: CEO da Softplan
  • Fabio Ferrari: diretor da Rede de Investidores Anjos RIA/SC
  • Alexandre Castro: empreendedor, Consultor e investidor anjo

Para assistir à live, que acontece no dia 31 de agosto, às 19h, é só fazer inscrição pelo link clicando aqui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail