Siga nas redes sociais

Search

Um passo para a liderança inspiradora

Foto: sofiko14/AdobeStock

Por Pedro Ceron, CEO da ALLOT Futures e diretor de comunidade dos Supermercados Myatã.

Há um bom tempo venho me perguntando o que precisamos para nos tornarmos bons líderes? Em um cenário de complexas mudanças e transformações cada vez mais rápidas, o que significa ser um bom líder?

Estas perguntas estarão sempre à frente das discussões sobre gestão, liderança, empreendedorismo e até mesmo no ambiente político, afinal, em um mundo cada vez mais acelerado, refletir e conversar sobre os pilares de uma boa liderança é fundamental para o desenvolvimento de comunidades, empresas, negócios e estruturas sustentáveis.

Bom, dentro de todo este tempo pensando em liderança, percebi que de fato há diversos formatos e situações que constroem estes líderes, quando falamos de negócios isso abre um leque ainda maior.

Quando participei do Social Good Brasil lembro-me de ouvir sobre liderança rotativa, onde a posição de liderança era revezada e trocada conforme a situação e o desafio, algo muito diferente de onde eu trabalhava, um local de estruturas mais fixas e burocráticas.

A medida que fui aprendendo um pouco mais sobre o estilo de liderança mais fluído, conforme outras startups vinham surgindo, percebi que os questionamentos sobre as características e o que significava uma boa liderança eram mantidos, assim como nos negócios “tradicionais”.

A Gallup, pouco tempo atrás, realizou uma pesquisa que aponta que 70% dos líderes não estão preparados para cumprir sua função, gerando um prejuízo de 300 bilhões de dólares na economia global. Correlaciono este mesmo dado com outro que a empresa também aponta, 75% das pessoas deixam seus empregos por conta do mau relacionamento com seus gestores. Percebemos que ao notar a falta de preparo para liderar é quase visível uma falta de bom relacionamento entre líder e liderados.

Em minhas conversas e estudos, lembro de ter visto uma frase da Great Place to Work que dizia que as melhores empresas para se trabalhar lembram uma coisa que não muda: as pessoas com quem trabalham sempre serão pessoas. Isso faz total sentido quando pensamos em um estilo de liderança mais próximo e atento aos liderados, observando e atuando junto deles.

Neste mesmo mundo de transformações e aceleração, precisamos de lideranças ágeis e transformadoras. Pensando nisso, fui ao Google perguntar o que eles achavam sobre liderança e encontrei algumas características que resumo em:

  • É próximo de sua equipe.
  • Empodera o time.
  • Expressa interesse pelo sucesso dos membros e bem estar da equipe.
  • É produtivo e orientado a resultados.
  • É um bom comunicador – Tem Escuta ativa.
  • Ajuda seu time a desenvolver sua carreira.
  • Tem uma visão estratégica clara para o time.
  • Possui habilidades técnicas que ajudam a aconselhar o time.

Após refletir sobre estas características e sobre as metodologias já vividas através de outros negócios não tradicionais, como coworkings, negócios sociais, startups, parques tecnológicos, percebi que a questão sobre uma liderança inspiradora e a pergunta sobre o que é ser um bom líder podem estar muito próximas uma da outra.

Na empresa onde atuo hoje, coletamos as principais características do Google e de outras empresas, adicionamos o pensamento futuro e outras metodologias que abriram nosso olhar sobre liderança em nossas lojas e construímos o caminho do que achamos ser uma liderança inspiradora e que responde de certa maneira a pergunta sobre o que é ser um bom líder. Decidimos separar em algumas palavras, são elas:

  • Proximidade: um líder que está próximo do seu time, atuando, ouvindo, conversando, acompanhando, aprendendo.
  • Escuta ativa: um líder capaz de ouvir, assimilar, conversar e construir junto de seus liderados e pares.
  • Inspiração: inspirar através da comunicação, comportamento e de sua visão.
  • Colaboração: um líder colabora com seu time focando nos resultados e nas pessoas.
  • Celebração: um líder que celebra os resultados junto de seu time, dando feedbacks, valorizando sua equipe e as pessoas que se envolveram.
  • Compartilhamento: de nada adianta tudo isso e não compartilhar com outras lideranças, acreditamos que a construção de bons líderes envolve o relacionamento entre lideranças e a troca de ideias.

Quando terminamos de construir estes pilares lembrei de um ditado africano que diz: “Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá acompanhado”.

A liderança deve inspirar e conduzir seu time para alcançar os melhores resultados possíveis, sendo sustentável e abrindo o diálogo para desenvolver pessoas e negócio, afinal, se retirarmos todas as tecnologias e estruturas de uma organização, sobram apenas as pessoas, fazendo algo por outras pessoas. Liderar é saber conduzir, inspirar, motivar e apoiar pessoas. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail