Vendedor 4.0: a empatia como potencializadora de vendas

A tecnologia vem revolucionando nossa forma de viver, trabalhar e até mesmo nos relacionar com outras pessoas. Com tantos equipamentos desempenhando funções antes realizadas por humanos, para conquistar uma alta performance, os vendedores precisam de novas habilidades.

A mais essencial delas, segundo Roberto Vilela, consultor empresarial e mentor de negócios, não tem nada a ver com a tecnologia, mas sim com a empatia no relacionamento com o cliente.

Para o especialista, as transformações que vêm ocorrendo no mercado só potencializaram a necessidade de desenvolver relações que encantem o consumidor:

“A tecnologia já é inerente na nossa vida e é uma potente ferramenta de trabalho, porém saber aliá-la ao contato humanizado é o que diferencia bons profissionais no mercado. Isso porque é a personalização no contato com o cliente que gera resultados e garante a satisfação na jornada de compra”.

Além das características que sempre moldaram o perfil do vendedor, como a persuasão e a aptidão na negociação, para se destacar o vendedor precisa também trabalhar suas competências em prol da experiência do consumidor.

Dados da SuperOffice demonstram que para 86% dos compradores ter uma boa experiência é mais importante que o preço a ser pago pelo produto ou serviço. Para tanto, o primeiro passo, de acordo com Vilela, é estar disponível:

“O cliente está conectado 24 horas por dia e quando não é atendido de forma ágil, é muito rápido e prático buscar a concorrência. Nesse cenário é preciso trabalhar tanto online quanto off-line, utilizando a tecnologia para criar diferenciais competitivos, como a atenção às dores dos clientes fora do horário comercial. Assim é possível ir além do que se espera e fazer a diferença para o consumidor”.

Além disso, o especialista também reforça a importância de colocar o consumidor como centro em todos os processos de venda.

“O consumidor busca compreensão, por isso é importante conhecê-lo a fundo. Dessa forma será possível desenvolver estratégias individuais e contatos mais pessoais onde o desejo de apoiá-los seja demonstrado com afinco”, ressalta.

Tendências se modificam constantemente, demandando aos profissionais atenção aos movimentos do mercado e flexibilidade no desempenhar de suas atividades.

Para o especialista, se manter atualizado demanda uma mentalidade aberta às mudanças:

“O mindset do profissional impacta diretamente na sua performance, por isso é preciso focar no crescimento contínuo, estando atento ao processo de vendas como um todo: desde o negócio e o produto até a parte final, relacionada ao atendimento do cliente e a efetivação da compra”.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais