Siga nas redes sociais

Search

Economia SC Drops: Como as redes sociais ampliam a campanha do Outubro Rosa e a importância da prevenção

Foto: divulgação

Nesse Economia SC Drops, conversamos com Jurema Ramos dos Santos, diretora voluntária da Amor e União Contra o Câncer (AMUCC), em Florianópolis, sobre a importância da prevenção e como as redes sociais ampliam a campanha do Outubro Rosa, que conscientiza sobre o câncer de mama. Confira abaixo:

Como estão os dados e estatísticas sobre câncer de mama no estado?

Jurema: O câncer de mama é o de maior incidência para mulheres e as maiores taxas  estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Ele ocupa  um triste primeiro lugar em mortalidade por câncer das mulheres brasileiras. No ano passado, em Santa Catarina, ao menos 660 mulheres morreram vítimas do câncer de mama. Em 2021, até setembro, 429 óbitos pela doença já foram registrados no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM).

Como as campanhas em redes sociais mudaram a percepção e conscientização para a doença?

Jurema: Sim, mudaram. As redes sociais mudaram a forma de comunicar. Há mais velocidade,  possibilidade de ampliar a informação e o público alcançado. O conhecimento ficou mais acessível e mais compartilhável. As campanhas se tornaram um importante instrumento para divulgar  informações acerca da detecção precoce, da necessidade de manter os exames de rotina em dia e, principalmente, para desfazer o mito de que o câncer é uma sentença de morte, já que vários tumores entre eles o  de mama se diagnosticados precocemente tem altos índices de cura. Fica a dica, porém, que para informações adequadas, sobre o câncer,  sobre os direitos dos pacientes e  sobre os apoios possíveis, devem ser procuradas fontes confiáveis de organizações públicas e privadas que detenham selos de responsabilidade social, transparência ou histórico de atuação na causa.  A AMUCC – Amor e União Contra o Câncer atua há 21 anos prezando pela qualidade dos seus conteúdos.

Quais ações estão sendo ou serão feitas no estado em alusão ao Outubro Rosa? Qual a importância dessas campanhas?

Jurema: As campanhas na sua grande maioria são lideradas por organizações com militância na área do câncer e apoiadas por empresas privadas e população. Em grande parte dos municípios catarinenses, a exemplo de Florianópolis, são criadas agendas extras nos Centros de Saúde para atendimento durante o Outubro Rosa. O importante é que se façam ações e parcerias para envolver a sociedade civil, empresas, formadores de opinião, ONGs e entidades governamentais para chamar atenção para necessidade de detecção precoce do câncer de mama, porque assim podemos salvar vidas. A AMUCC neste ano está fazendo a campanha “A Vida é Agora” para lembrar, que apesar de estarmos ainda vivendo uma pandemia, nossa saúde fisica mental e espiritual não pode ser esquecida, que os relacionamentos familiares e pessoais são importantes e que precisamos praticar o autocuidado porque cada momento conta.

Qual a indicação preventiva para o câncer de mama? Como é feito o autoexame e quais outras providências devem ser tomadas pelas mulheres?

Jurema: Conforme o Ministério da Saúde (MS) a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco especialmente os modificáveis, aos quais se atribuem 1/3 das mortes por câncer de mama, sendo os cinco principais: obesidade, sedentarismo, baixo consumo de frutas e vegetais, consumo de tabaco e de bebida alcoólica. Devemos estimular os fatores  protetores como boa alimentação, nutrição e atividade física, por meio dos quais se estima ser possível reduzir em até 30%  o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. As mulheres precisam ter consciência que é necessário se cuidar, conhecer o próprio corpo, estar alerta aos sinais e bem informadas e procurar o centro de saúde ou medico ao menor indício de alterações, sem descuidar dos exames de rotina. Enfim, atenção à própria saúde é fundamental para aceitarmos o convite para uma vida melhor.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail