Siga nas redes sociais

Search

Economia SC Drops: Como a inovação impacta o público no setor de alimentos artesanais

Foto: divulgação

A inovação está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Mas como ela acontece no setor de alimentos? O Economia SC Drops traz uma entrevista com os empreendedores e sócios da Olhos Embutidos, Luiz Antônio Bérgamo e Rolf Konell Jr., sobre o assunto. Confira abaixo:

Como a inovação pode ser usada para atrair o público no segmento de alimentos? Como a Olhos Embutidos atua nesse ponto?

A Olho está sempre investindo em inovação, seja em equipamentos físicos, novos produtos ou mercados. No entanto, sempre com a preocupação de manter o foco no produto tradicional, feito de forma artesanal, que é o diferencial da empresa. É importante usar a tecnologia sempre, mas sem perder as características artesanais, que é o que atrai mais público para os nossos produtos. É o que o consumidor da Olho procura, um produto diferenciado. Um exemplo disso é a Linguiça Blumenau moída (200g em ATM), vendida para o consumidor final. Durante um ano estudamos, junto com a Duas Rodas, uma forma de embalar a linguiça sem perder a qualidade. A tecnologia desenvolvida facilitou a criação de uma embalagem com a atmosfera modificada, na qual a linguiça não tem contato com o oxigênio, preservando dessa maneira suas características originais. A Olho é a única empresa de embutidos que vende linguiça moída com esse tipo de embalagem.

Qual o impacto nas cidades em que atua? Qual o retorno real de ações inovadoras para a marca?

Todas as ações que fazemos em inovação e modernidade nos trazem como resultado um aumento na procura por nossos produtos e confiança na qualidade do que produzimos. Além disso, também nos tornamos mais conhecidos em mercados fora da nossa região. Entre os projetos da Olho estão o de aumentar a sua participação na região Sul.

Quais os principais desafios da inovação no setor alimentício? 

O grande desafio do setor alimentício é  com os produtos perecíveis. O produto artesanal leva pouco conservante e, por isso, tem uma durabilidade menor e as exigências para manter a qualidade são enormes. O que exige um bom projeto de logística. Por isso, estamos sempre estudando alternativas naturais de preservação. Um outro desafio que temos é o de tornar conhecido ao público que a nossa linguiça Blumenau moída (200g em atm), por ter uma embalagem diferenciada, exige ficar no setor resfriado e não junto com as demais linguiças.

Quais os próximos passos da marca?

Recentemente investimos em pizza artesanal congelada com quatro tipos de sabores e que está ainda em fase de expansão nos mercados que atuamos. Porém, quem já experimentou disse que ela é diferenciada das demais que conhecem, que são feitas de forma totalmente industrializada. Para o próximo ano, devemos também inaugurar a nossa nova fábrica, com o triplo do tamanho atual. E aqui também o grande desafio será aumentar a produção, sem perder a qualidade. Teremos maquinários  modernos e vamos testar um a um para garantir a mesma qualidade do produto que ofertamos hoje.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail