Search

SC mantém segundo lugar no ranking nacional de dispensa de alvarás e licenças

Foto: Dragana Gordic/AdobeStock

Santa Catarina segue se destacando no país quando o assunto é alavancar o crescimento econômico e incentivar o empreendedorismo.

Segundo o Ranking Nacional de Dispensas de Alvarás e Licenças, divulgado na última semana pelo Ministério da Economia, o estado mantém o segundo lugar, com 576 atividades econômicas dispensadas, proporcionando um ambiente de negócios mais livre e favorável à abertura de empresas.

Em Santa Catarina, 75% dos protocolos de alvará do Corpo de Bombeiros são dispensados, 696 atividades econômicas liberadas pelo Instituto do Meio Ambiente e 1.099 da Vigilância Sanitária. O número de 576 diz respeito às dispensadas de alvarás e licenças dos três órgãos simultaneamente.

“Santa Catarina foi o primeiro estado a seguir o Brasil no movimento da Lei da Liberdade Econômica, criando a regulamentação estadual. Desde então, vem colhendo frutos, como a facilidade de empreender e a desburocratização. Vejo que, as políticas públicas que visam simplificar a vida de quem gera emprego e renda, e também, atuam ao lado do empreendedor, estão fomentando novos negócios e alavancando o desenvolvimento catarinense”, destaca o presidente da Junta Comercial (Jucesc), Gilson Lucas Bugs.

Na prática, a dispensa de alvará permite que empresas classificadas como de baixo risco e que não oferecem perigo à saúde e à segurança da sociedade, como bares, padarias, salões de beleza, lojas de roupa, borracharias, entre outros.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também