Siga nas redes sociais

Search

Empreendedorismo feminino: designer de unhas e sobrancelhas aposta no atendimento domiciliar e se diferencia com capacitação contínua no mercado

Foto: divulgação.

O mês de novembro traz um tema que proporciona diversas discussões. Mulheres cada vez mais têm conquistado sua voz e seu espaço na sociedade, principalmente no empreendedorismo. Especificamente no dia 19 deste mês é comemorado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino e, como um único dia não seria suficiente, produzimos uma série com 30 entrevistas de mulheres fantásticas para falar sobre o tema. 

Dessa vez, a convidada é Daniela Cardoso Ribeiro do Nascimento, atuando em Blumenau e região com design de unha e sobrancelhas. Confira abaixo:

Qual foi o start do negócio? Como surgiu a ideia de vir para SC?

Em 2012, enquanto ainda trabalhava como secretária em um salão de beleza, comecei a fazer cursos na área. Quando fui demitida, em julho de 2013, fui em busca de mais cursos na área da beleza e um espaço para trabalhar, inicialmente como manicure, e encontrei uma clínica de estética que estava abrindo e precisava de profissional. Como eu já estava morando aqui em Santa Catarina e não tinha a intenção de voltar para São Paulo, minha cidade natal, sabia que era aqui que eu deveria buscar o meu crescimento profissional. Essa clínica de estética não conseguiu se manter por muito tempo e, alguns meses depois, fechou e eu já tinha alguns clientes fixos. A partir daí, eu disse para eles que eu poderia continuar os atendendo em casa, o que logo foi um sucesso. Assim, eu pude continuar oferecendo os serviços e fidelizando os meus clientes. Na verdade, com isso, houve um aumento de clientes, pois os familiares aproveitaram que eu já estava lá e também faziam alguns dos serviços que eu oferecia. E a coisa foi se espalhando!

É possível conciliar esses atendimentos com um trabalho fixo? Quais os benefícios em oferecer serviços domiciliares?

Sim, hoje é possível. Eu defini os dias que trabalho no salão. E ainda assim, quando necessário, é possível conversar e combinar qualquer alteração de horário ou dias. As proprietárias do salão são bem flexíveis e isso foi fundamental para eu fazer a escolha de trabalhar lá. Quanto aos benefícios do atendimento em domicílio: o primeiro é a personalização do atendimento,  mesmo eu estando na casa do cliente, consigo tornar aquele momento algo único, proporcionando uma experiência. Existe uma certa ansiedade pois a pessoa não me conhece, não sabe como é meu trabalho, às vezes só ouviu falar, ou viu no Instagram. Mas não sabe como é. E quando a pessoa me vê já de cara ela se surpreende. Pois eu levo tudo! O cliente não precisa se preocupar com nada, apenas em se sentar em um lugar onde fique confortável e se sinta bem. O restante é por minha conta. Em segundo lugar é o tempo de atendimento. Não trabalho como numa linha de produção. Eu tenho um tempo médio de duração de cada procedimento. Mas levo em consideração as condições de cada cliente. Pois se o cliente pediu atendimento em domicílio, às vezes existe alguma condição adversa, talvez seja uma mãe com bebê pequeno, uma pessoa recém operada, ou com limitações físicas ou deficiência. São situações que já levo em conta quando faço o agendamento do cliente. Em terceiro, a confiança. Se parar para pensar, não deixamos qualquer pessoa entrar na nossa casa. Então quando um cliente me chama para um atendimento, ele está confiando em mim. E com o passar do tempo essa confiança se estende para outros campos da vida. Tenho clientes que já ultrapassaram essa linha profissional/cliente e já somos amigos. E eles sabem que podem contar comigo e eu sei que posso contar com eles em diferentes momentos da minha vida. 

Quais são os desafios de empreender como mulher? E o que você indica para quem quer começar?

Na minha área de atuação o desafio não é por ser mulher em si, mas é fazer com que outras mulheres entendam que juntas podemos chegar mais longe mesmo fazendo o mesmo trabalho. Indico estudar, estudar e estudar! Não dá pra se destacar e ser diferente das demais sem estudar e praticar aquilo que está estudando. Mas daí vão dizer: eu não tenho dinheiro, isso é desculpa para quem quer tudo de graça, ou pior, quer tudo na mão. Tem um monte de curso de graça. Então, faça curso e ofereça para fazer o serviço que acabou de aprender por um preço menor. Diga pra cliente que acabou de fazer um curso e precisa treinar, e por isso, vai cobrar um valor simbólico e, que assim que ela ficar mais experiente, o valor vai subir, mas ela terá preferência na agenda! Assim vai ganhando experiência e clientela. Use produtos de qualidade. Esteja com material em excelente estado. As pessoas compram aquilo que vêem, então se arrumem. Ter e manter uma boa aparência é importante. Pode ser simples, cabelo arrumado, roupa limpa, material em ordem, tudo isso atrai o tipo de cliente que você deseja. Acompanhe profissionais que são referência no segmento que você quer, observe quais os caminhos que eles traçaram, onde erraram. Isso vai te poupar tempo e esforço. 

Entre expectativa e realidade, o que você achava que era empreender e o que de fato é?

A expectativa e realidade de empreender é o fator tempo. Muitas vezes quando compramos um curso os instrutores com o objetivo de vender e ter cada vez mais alunos, apresentam as coisas de uma forma que não é real. Posso dizer que levou mais de 5 anos para entender como o meu mercado de atuação funciona e faz quase  1 ano e meio que eu atingi um dos objetivos. Empreender é um eterno exercício de aprender a descansar e recomeçar, e não desistir! 

Quais lições de empreender no seu segmento?

O universo do cuidado pessoal cresce a cada dia, então ficar atento às necessidades e dores a serem solucionadas nos diferencia dos demais.Se atualizar constantemente e mostrar isso para o cliente durante o atendimento, pois só assim esse cliente nota que o profissional é diferenciado e tem mais motivos para indicar para amigos e conhecidos. Não fazer um trabalho só porque precisa de dinheiro, pois isso fica evidente na postura, no atendimento, na qualidade do serviço, e o pio,r as pessoas percebem e comentam com outras e isso gera um retorno negativo e consequente o cliente desiste. Se não gosta de determinado serviço, não faça! Empreender na área da beleza exige parceria com todo tipo de profissional, desde a costureira, ao motoboy, como a dona do salão, a artesã, etc… Porque são essas parcerias que farão com que nosso nome se espalhe, por isso fazer um bom nome é fundamental!

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail