Siga nas redes sociais

Search

Em 3 anos, startup fez mais de 10 milhões de confirmações de consultas e exames

Foto: .shock/AdobeStock.

Esquecer data e hora da consulta médica ou do exame já não faz mais parte da rotina de pacientes das mais de 80 clínicas, hospitais e laboratórios que usam a solução da startup Nina Tecnologia.

A empresa de tecnologia, com sede em Palhoça, desenvolveu uma plataforma de agendamento de consultas que alerta o paciente e confirma a hora agendada.

Isso é possível porque a plataforma utiliza recursos de inteligência artificial para reunir todas as informações que o paciente precisa saber sobre a consulta ou o exame, mesmo que a data tenha sido agendada de forma presencial, por telefone ou pelo site da empresa de saúde.

Os lembretes sobre a confirmação de consultas são definidos previamente e realizados por WhatsApp, SMS, chamada telefônica ou e-mail, de acordo com o canal que o paciente escolher.

A startup oferece o serviço de confirmação há 3 anos e já confirmou mais de 10 milhões de consultas e exames para unidades de saúde de todo o Brasil.

“Além do mercado nacional, que é o nosso grande interesse, também planejamos a expansão de Nina fora do país”, conta Roberto Dozol, diretor executivo de Nina. 

A plataforma surgiu para diminuir a ausência de pacientes, um dos principais desafios de hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios, que chega a consumir até 30% dos problemas de gestão. A tecnologia também é aplicada a operadoras de saúde. 

A startup oferece a instalação gratuita da plataforma e se integra aos principais sistemas de gestão. Além disso, esclarece as dúvidas dos pacientes, ajudando-os a se prepararem para os exames.

“Especialidade do médico, endereço da clínica e orientações pré-exames são enviadas ao paciente para que toda a experiência seja positiva, tanto para ele quanto para o prestador de serviço”, complementa o diretor. 

Patricia Oliveira é proprietária da clínica Icamed e utiliza a plataforma de confirmação de consultas e exames de Nina há 3 anos.

Ela explica que a parceria com a startup começou em 2018 para automatizar o processo de confirmação de presença e reduzir o índice de pacientes faltantes na clínica:

“Temos a Nina como um parceiro estratégico para os planos da empresa. A agenda não é mais ociosa e a solução contribui para economias na empresa, especialmente no que se refere à contratação de atendentes que fariam as confirmações de forma manual”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail