Santa Catarina alcançou um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 323,26 bilhões em 2019.
O resultado é a soma de todos os bens e serviços produzidos no estado, sendo o sexto maior valor do país.
A variação em volume foi de 3,8%, representando o terceiro maior crescimento entre todos os estados.
Os dados são do Sistema de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na sexta-feira, dia 12 de novembro.
“Santa Catarina tem um crescimento três vezes acima da média nacional que foi de 1,2%. Um desenvolvimento puxado principalmente pela indústria e pelo comércio. Resultado de uma gestão focada no desenvolvimento sustentável e que incentiva o empreendedor que deseja gerar oportunidades no estado e de um setor produtivo que trabalha em conjunto”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Luciano Buligon.
SETORES
A agropecuária representou 5,7% do valor adicionado bruto do estado.
A indústria representou 26,6% do valor adicionado, com variação de volume de 2%.
Na indústria de transformação houve variação de volume de 1,84%, e a atividade manteve-se como aquela de maior participação em Santa Catarina, com 19,6%.
O setor de serviços com 67,8% do valor adicionado, representou a maior atividade entre os setores, resultando em um volume positivo em sua variação igual a 4,3%.
Em relação ao comércio, o estado foi pelo terceiro ano consecutivo, um destaque no âmbito nacional, em termos de expansão em volume, com o resultado do crescimento no comércio varejista 7,5%, nos segmentos de material de construção 12,6%, e comércio de veículos 5,1%. Já em atividades imobiliárias, a variação em volume em 2019, que também foi um destaque no ano anterior, cresceu 1,6%.