Siga nas redes sociais

Search

Plataforma de treinamento em altura quer evitar acidentes de trabalho nas obras

Na próxima quarta-feira, dia 24 de novembro, o Seconci Grande Florianópolis vai inaugurar a Plataforma de Treinamento em Altura NR-35.

O evento de lançamento será realizado a partir das 8h30 para convidados e ao longo do dia serão disponibilizados mais três horários, abertos às empresas que queiram conhecer a estrutura.

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, uma das principais causas de acidentes de trabalho fatais se deve a eventos envolvendo quedas de trabalhadores de diferentes níveis. E não é diferente para os profissionais que trabalham em obras do setor da construção civil. 

Entre os países do G20, o Brasil ocupa a segunda posição em mortalidade no trabalho, chegando a 8 óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego, entre 2002 e 2020, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

O princípio adotado na norma NR-35 trata o trabalho em altura como atividade que deve ser planejada, evitando-se caso seja possível, a exposição do trabalhador ao risco, quer seja pela execução do trabalho de outra forma, por medidas que eliminem o risco de queda ou mesmo por medidas que minimizem as suas consequências, quando o risco de queda com diferenças de níveis não puder ser evitado.

Esta norma propõe a utilização dos preceitos da antecipação dos riscos para a implantação de medidas adequadas, pela utilização de metodologias de análise de risco e de instrumentos como as Permissões de Trabalho, conforme as situações de trabalho, para que o mesmo se realize com a máxima segurança.

PLATAFORMA DE TREINAMENTO

A plataforma vai propiciar ao trabalhador uma vivência prática dos maiores riscos do trabalho em altura desenvolvido na indústria da construção, ampliando assim a percepção de risco dos trabalhadores e evitando acidentes futuros nos canteiros de obras da Grande Florianópolis.

São situações que envolvem, por exemplo, a movimentação e utilização de equipamentos de proteção individual em plataforma secundária que existem nos canteiros de obras, a demonstração correta do EPIs em linhas de vida, habitualmente instaladas nas periferias de lajes do canteiros de obras, a movimentação vertical e horizontal em altura com utilização de EPIs apropriados (cinto de segurança tipo pára quedista, talabarte tipo Y com absorvedor  e trava queda de cabo de aço), entre outras situações acesso e movimentação de andaime suspenso tipo jaú  e cadeirinha.

“Esta plataforma é muito importante para o nosso setor, pois mais do que uma obrigação legal os treinamentos de segurança devem ser considerados investimento para as empresas. Os treinamentos reduzem o número de acidentes e ajudam a proporcionar aos trabalhadores um ambiente seguro para realização das atividades, buscando sempre a valorização do bem-estar físico deles”, destaca Eliane Machado, presidente do Seconci Grande Florianópolis.

As empresas associadas ao Seconci podem participar do evento de inauguração. Cada apresentação terá a duração de 1h30 e vão iniciar às 10h30, às 13h30 e às 15h30. Interessados devem entrar em contato através do telefone (48) 3204-7265 ou WhatsApp (48) 99148-7018. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail