Search

Como a Texneo está inovando no mercado e a aproximação da empresa com o ecossistema

Foto: divulgação.

Atuando nos segmentos de segmentos de sportswear, beachwear e underwear, com malhas e tecidos inovadores, a Texneo, de Indaial, recentemente buscou o Centro de Inovação Blumenau (CIB) para oxigenar ideias e pôr em prática soluções ainda mais inovadoras para o setor. 

Conversamos com Carla Cassiana Brandão Schork, diretora de mercado da Texneo, sobre ESG e as inovações que a empresa vem desenvolvendo e a ida para o CIB. Confira abaixo: 

Recentemente a empresa reforçou seu compromisso com o ESG, criando um selo que destaca a presença de malhas sustentáveis, entre outras ações internas da empresa. O que motivou a empresa a seguir nesse propósito? O setor já vem adotando essas práticas? A Texneo é uma das pioneiras a adotar essas ações na região?

Carla: A principal motivação para seguirmos nessa direção é a mudança no comportamento do consumidor. A sociedade tem dado mais espaço para estas novas demandas e isso é muito bom. Ao longo da história da Texneo, desde muito cedo, buscamos trabalhar estas frentes de sustentabilidade ligadas a produtos sustentáveis, de fibras de origem menos poluentes, bem como em frentes de trabalho internas em processos fabris que evidenciam essa nossa preocupação com o meio ambiente. Porém, àquela altura o consumidor talvez ainda não tinha esta demanda muito clara. Com a pandemia, houve uma mudança significativa na consciência do consumidor, alterando esta relação com os espaços em que vivemos e por consequência acelerou esta demanda por sustentabilidade. Os consumidores passaram a ficar mais próximos de suas casas, buscar produtos locais, apoiar comunidades e comprar de marcas consideradas éticas em seus pontos de vista. Estas mudanças impulsionam os negócios nestas frentes que são tão importantes para a preservação do nosso planeta. As iniciativas do mercado nesta frente de produtos sustentáveis ainda é tímida. A Texneo tem em seu posicionamento estratégico buscar a diferenciação e isso conecta com o pioneirismo na oferta de uma família de produtos sustentáveis para o mercado, incluindo poliéster reciclado, poliamida reciclada e bioamida. Esta última é uma fibra inovadora de origem 100% renovável, advinda de um milho geneticamente modificado e plantado em solos inférteis, ou seja, não compete com a alimentação humana.São iniciativas inovadoras como essas, entre tantas outras, que temos muito orgulho em levar para o mercado como uma proposta de valor única recheada de propósito.

A inovação tem sido cada vez mais necessária para setores tradicionais como o têxtil. Como a Texneo vê a inovação como diferencial competitivo e atua nesse campo?

Carla: Costumamos dizer que somos uma empresa de tradição em um negócio que não necessariamente precisa ser tradicional. A inovação traz este componente não tradicional porque introjeta na organização novos elementos, novas formas de pensar, questionamentos genuínos, que quando adicionados ao arcabouço de tradição da empresa criam diferenciais competitivos. A inovação é para nós um imperativo estratégico. É através dela que procuramos dar passos rumo à sustentabilidade do negócio. É através da inovação que estamos buscando soluções cada vez mais adequadas e completas para resolver dores latentes dos nossos clientes.

A ida para o Centro de Inovação Blumenau consolida a abertura para novas ideias, produtos e formas de fazer da Texneo uma empresa mais inovadora? O que pretendem por lá?

Carla: Nossa decisão de estar no Centro de Inovação de Blumenau se baseou justamente nesta orientação de buscar novas formas de oxigenar, interagir e se conectar com um ecossistema que até então era novo para nós. O aprendizado que se gera  ao estar em contato com novas formas de trabalho, novas formas de pensar, novas tecnologias e colaborações tão genuínas invade a empresa e se incorpora em processos e projetos em desenvolvimento. Tudo isso engaja os colaboradores em seus desafios e os incentiva a se desenvolverem. Torna o trabalho mais dinâmico e interessante, visto que novas gerações estão chegando aos nossos times de trabalho.

Como a Texneo vê a atuação e qual a importância do CIB para movimentar o ecossistema de inovação da região?

Carla: O CIB e todo o ecossistema que gira em torno dele, como por exemplo universidades, instituições de fomento a novos negócios, estudantes e empreendedores são muito importantes para o desenvolvimento das empresas e dos profissionais que nela atuam. É através de projetos como este que encontramos espaço para trocar experiências, trabalhar em colaboração, estabelecer parcerias, criar conexões, mas acima de tudo promover o desenvolvimento e a sustentabilidade das empresas, elevando sua atuação para outros níveis de competitividade.

Quais são os planos da empresa para 2022? O que podemos esperar quando falamos de inovação?

Carla: Temos diversos projetos inovadores em andamento. São projetos que estão distribuídos em diversas áreas da empresa, desde as áreas de mercado, administrativo e industrial. Inovação em produtos sempre será um grande objetivo, porém outras frentes de trabalho inovadoras tem se mostrado promissoras em nossos estudos.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também