Siga nas redes sociais

Search

Empreendedorismo feminino: os insights da empresária que criou o primeiro clareador dental caseiro do Brasil

Foto: divulgação

O mês de novembro traz um tema que proporciona diversas discussões. Mulheres cada vez mais têm conquistado sua voz e seu espaço na sociedade, principalmente no empreendedorismo. Especificamente no dia 19 deste mês é comemorado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino e, como um único dia não seria suficiente, produzimos uma série com 30 entrevistas de mulheres fantásticas para falar sobre o tema. 

Hoje conversamos com Bianca Mittelstädt, fundadora e CEO da FGM Dental Group, indústria de Joinville que atua com produtos odontológicos. A trajetória de Bianca como empreendedora iniciou em 1993, quando ainda era estudante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, junto com o marido Friedrich Georg Mittelstädt, desenvolveu o primeiro clareador dental caseiro do Brasil. Confira abaixo: 

Qual foi o start do negócio? 

A FGM Dental Group nasceu do desejo que eu e meu marido, Friedrich Georg Mittelstädt, CTO da FGM, tínhamos em desenvolver nosso próprio negócio. Ainda éramos estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina quando desenvolvemos o primeiro clareador dental 100% nacional, o Whiteness Perfect. Fred ficou à frente do desenvolvimento do produto enquanto eu focava no desenvolvimento do negócio. Em 1996, inauguramos nossa primeira unidade fabril com 130m², em Joinville. Hoje, a FGM Dental Group é líder em clareamento dental no Brasil e em mais de 15 países. No Brasil temos 85% do market share de clareamento. Atualmente fazem parte da FGM Dental Group a fábrica de produtos de Dentística e a sede administrativa, além de outras operações instaladas no Perini Business Park, também em Joinville. São elas: unidade fabril de Clareadores, fábrica de Biomateriais e Implantes e Centro Logístico. Em 25 anos desenvolvemos um portfólio com mais de 400 produtos nas linhas de estética, clareadores, biomateriais, prótese e implantes, que estão presentes em mais de 100 países. 

Por que apostaram nesse segmento? Quais os diferenciais da marca?

A inovação está em nosso DNA, foi assim desde o início da FGM com o desenvolvimento do Whiteness Perfect, e continuamos na busca por soluções odontológicas para transformar o sorriso das pessoas. Hoje, a linha de clareadores Whiteness é uma das mais reconhecidas e completas do mundo, um marco que só foi possível alcançar graças ao investimento e ininterrupto esforço da FGM em desenvolvimento de pesquisas. Apontar a qualidade e eficiência de um produto por meio de comprovação científica é algo inestimável para mim. O processo de criação e aperfeiçoamento dos produtos conta com o apoio de renomados professores e pesquisadores da comunidade odontológica, que atuam em importantes universidades e centros de pesquisa nacionais e internacionais. Esse relacionamento próximo entre a FGM e a especializada comunidade acadêmica permite que a empresa produza soluções odontológicas que vão além da expectativa do mercado. Por ano, chegamos a realizar 2 mil cursos, junto com os nossos parceiros, impactando mais de 40 mil profissionais. 

Qual o volume de vendas e a projeção de crescimento para os próximos anos?

Esse ano a FGM expandiu para mais 15 países e a previsão é de fechar o ano com um crescimento de 103% no valor total de exportações, se comparado a 2019. E para garantir que nossa estrutura física esteja de acordo com o momento de expansão global, iremos investir R$30 milhões em obras que irão contemplar: nova fábrica de Implantes e Biomateriais, ampliação do centro logístico e revitalização dos prédios da matriz. Atualmente a FGM exporta em torno de 32% da sua produção. Em 2019, esse percentual era de aproximadamente 17%, desses, 5% representam a exportação de produtos em caráter de private label, quando um produto é fabricado pela empresa e comercializado com a marca da empresa importadora. A procura por produtos para essa modalidade cresceu muito durante a pandemia devido ao fato de que os produtos da FGM possuem as principais certificações e aprovações exigidas pela Europa e Estados Unidos, além de amplo investimento em pesquisas, tecnologia e qualidade.

Quais são os desafios de empreender como mulher? 

Ser mãe e empreendedora foi um grande desafio para mim, assim como atuar como CEO em um mercado tão masculino. Quando iniciamos, quase 100% dos executivos e formadores de opinião eram homens. Além disso, enfrentamos o desafio de ser uma indústria nacional que precisou conquistar credibilidade em relação ao clareamento dental. Felizmente, quebramos tabus e mostramos que o clareamento é seguro e eficaz e comprovamos que a indústria nacional tem qualidade tanto quanto uma indústria de qualquer outro país. Não é à toa que hoje temos presença global e nosso clareador Whiteness Perfect, recentemente, foi considerado pelo segundo ano consecutivo o melhor do Estados Unidos na avaliação da Dental Advisor. 

O que você indica para quem quer começar?

A primeira dica é ter resiliência para poder superar as adversidades que atravessam o caminho. Também é preciso ter planejamento e dedicação quanto ao plano de negócio, aliado com uma dose de coragem para enfrentar os desafios que surgem, principalmente no início da jornada, sem ter medo de investir no sonho. Para ser um empreendedor também é preciso comprometimento para assumir as responsabilidades de forma independente. 

Entre expectativa e realidade, o que você achava que era empreender e o que de fato é?

Quando iniciamos a FGM não éramos empresários ou filhos de executivos. Tudo o que aprendemos faz parte da nossa vivência como gestores e líderes, enfrentando os desafios diários de uma empresa e estudando a respeito. Posso dizer que a minha trajetória como líder se formou com as experiências profissionais e pessoais que tive ao longo dos anos. Direcionada para a cultura da agilidade, acredito que é preciso fazer a gestão da empresa de modo construtivo, ouvindo os gestores e também os clientes, visando sempre o melhor resultado sem abrir mão de ter um perfil mais humano. 

Quais lições de empreender no seu segmento?

Para conquistar o respeito do mercado e do cliente é preciso entregar o que prometemos. É preciso ter valores corporativos e fazer valer na prática, não somente no discurso. Além disso, pesquisas e validações (clínica e laboratorial, no caso da FGM) sustentam o negócio, tanto no Brasil como no mercado externo. Embasamento científico gera credibilidade. Para entrar em um novo segmento é preciso muita pesquisa e uma base de dados consolidados. Quando resolvemos investir na  FGM Implantes, por exemplo, foram necessários seis anos de estudos. Por último, é preciso assumir o papel de líder ao fazer a gestão da empresa, mas sem deixar de ouvir os demais gestores do negócio. Conversar com a equipe para identificar quando é o momento de centralizar ou delegar uma decisão ou definição de processo, de forma que os procedimentos e fluxos sigam de acordo com a visão e valores da empresa.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail