Siga nas redes sociais

Search

Empresa registra alta de 15% nas operações com transporte aéreo por SC

Foto: Raul Mellado/AdobeStock

A empresa de comércio exterior Tek Trade registrou um incremento de 15% nas operações com frete aéreo por Santa Catarina.

Para o diretor da empresa, Sandro Marin, o crescimento acima da média nacional divulgado em 13,5% pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e que chegou a 625 mil toneladas de carga transportada, está ligado principalmente aos setores da indústria da moda do Sul e Sudeste do Brasil, além da área de tecnologia com produtos de alto valor agregado. Os segmentos utilizaram dos benefícios fiscais do estado e ganharam velocidade nos processos.

“Com a retomada da produção, após a paralisação de fábricas durante a pandemia, especialmente por indústrias da Ásia, houve um acúmulo de cargas para reabastecer o mercado. Além disso, o preço do frete marítimo continua muito alto. Como reflexo tivemos um aumento na demanda de transporte de carga por outros modais como o aéreo que, apesar de também ter valores significativos, é mais rápido e eficiente para algumas atividades econômicas. É o caso da indústria têxtil, altamente dinâmica, e que precisa de velocidade para entrega e lançamentos de coleções e catálogos. Outro setor que precisa é a área de tecnologia que possui produtos de alto valor agregado e o mercado opta por esse tipo de transporte para peças de reposição, por exemplo, e não deixar um maquinário parado”, explica.

Outros fatores contribuiram para o aumento do transporte aéreo em Santa Catarina são os benefícios fiscais do estado e as vantagens logísticas.

“Santa Catarina tem facilidades aos importadores como incentivos fiscais, galpões para a armazenagem e maior eficiência logística. E esse incremento em volume de cargas é sinal que muitos empresários, além de optarem pelo transporte aéreo em relação aos demais, vêm deixando de importar por outros aeroportos de fora do estado. Isso porque é processo que pode levar dias, dependendo da apreciação da Receita Federal no primeiro aeroporto de destino, já que impacta em um tempo maior para a carga chegar até Santa Catarina onde é finalizado o trânsito aduaneiro em caráter obrigatório para utilizar o benefício fiscal local”, destaca.

Em relação aos aeroportos, além de Navegantes e Florianópolis, o aeroporto de Joinville se destaca como preferência para o transporte de cargas aéreas por clientes da empresa.

“Além de estar localizado em uma região altamente industrializada, o aeroporto de Joinville, que foi recentemente concedido à iniciativa privada, oferece uma tabela mais flexível de tarifário para o transporte de cargas aéreas. Além disso, está mais próximo estrategicamente dos principais clientes fabricantes e distribuidores da Tek Trade que são de regiões como São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina”, conclui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail