Santa Catarina foi um dos destaques no 1º Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Francisco Romeu Landi.
O estado conquistou o primeiro lugar na categoria Profissional de Comunicação com Eonir Teresinha Malgaresi, jornalista da Epagri, o segundo lugar na categoria Pesquisador Destaque – Ciências Exatas e da Terra, com Aloisio Nelmo Klein, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e o terceiro lugar na categoria Pesquisador Destaque – Ciências da Vida com o professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Felipe Dal Pizzol.
Os três representantes foram indicados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e completam o quadro dos 18 finalistas que representam diversos estados brasileiros.
O resultado foi divulgado durante o Fórum do Conselho das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), em Foz do Iguaçu, no Paraná, nesta quinta-feira, dia 9.
O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, acompanhou a premiação e ressaltou a importância que o ecossistema de Santa Catarina tem para o país:
“Para nós da Fapesc é uma honra termos três representantes num prêmio nacional que reconhece pesquisadores, empreendedores e aquelas que atuam na difusão da ciência, tecnologia e inovação do nosso país. São três profissionais que estão levando o nome de Santa Catarina para todo Brasil. Parabenizo a todos que receberam esta premiação, mas também a todos que concorreram e aos que fazem parte desta jornada que tem elevado o nome de Santa Catarina no cenário nacional”.