Siga nas redes sociais

Search

Em era virtual negócios precisam avaliar segurança digital e apostar na multicanalidade

Foto: Daniel Zimmermann.

Ainda que o futuro seja inegavelmente digital, para o mentor e estrategista de negócios Roberto Vilela o ambiente físico se faz cada vez mais importante.

“Diante da crise, o universo virtual foi crucial para manter a funcionalidade dos negócios, porém, com a retomada, há de se analisar que a dependência de um único canal não é viável para consistência das empresas, principalmente se a organização não está cercada de segurança suficiente para atuar no ambiente digital”, destaca.

A fala do especialista é reforçada no estudo realizado pela companhia de segurança da informação ESET, onde 30% dos executivos entrevistados afirmam acreditar que suas empresas ainda não estão bem preparadas para lidar com as ameaças digitais.

Como solução para os riscos encontrados no universo digital, o especialista destaca a multicanalidade, estratégia que permite aos negócios atuar em diversos canais para o fortalecimento das atividades:

“Mais do que uma facilidade para o consumidor, que pode buscar pelo serviço desejado pelo meio que melhor lhe convém, a atuação em diferentes frentes permite que os negócios estejam mais preparados para as intempéries que o mercado possa apresentar. Quanto maior a ramificação de canais de contato com o cliente, menor a probabilidade de fragilidade para as empresas, garantindo, assim, um alicerce sólido da atuação”.

Ele ainda reforça que, neste contexto, é essencial que as companhias busquem alinhar as frentes de atuação para garantir constância e regularidade tanto no relacionamento com o cliente quanto no ecossistema do mercado:

“O digital é essencial, sendo o meio que mais se destaca na preferência do consumidor, mas o empreendedor deve compreender o mercado com uma visão mais ampla. O presencial não vai deixar de existir e é por isso que o gestor precisa dedicar atenção a todos os canais, prestando um serviço de qualidade em cada um deles de maneira coesa”.

Para o especialista, a estratégia é uma opção assertiva que permite englobar a qualidade do atendimento com a segurança no desenvolvimento e progresso dos negócios:

“Para o consumidor o relacionamento com as empresas vem se tornando um parâmetro para a fidelização, então é fundamental que o relacionamento seja condizente com o que ele espera em todos os meios, e a tecnologia permite ferramentas incríveis para o negócio. O que se faz necessário, neste momento, é que os líderes compreendam e busquem formas de alinhar as tendências que surgem no mercado, com a segurança que o negócio necessita. Essa pode ser a fórmula do sucesso para muitas empresas”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail