Siga nas redes sociais

Search

Boas práticas para ter um 2022 mais saudável

Foto: divulgação.

Por Vanessa Rodrigues, clínica-geral do Sistema Hapvida.

As férias e um novo ano são ótimas oportunidades para rever as próprias práticas e estabelecer hábitos mais adequados. Alimentação, atividade física, prevenção e equilíbrio são alguns dos pontos fundamentais para ficarmos atentos e assegurar que 2022 tenha mais bem-estar e saúde.

ALIMENTAÇÃO

REFEIÇÕES SAUDÁVEIS

Quanto menos industrializada for a nossa refeição, melhor será a nossa saúde. Devemos diminuir o consumo de produto alimentício e optar pelo que for mais natural. A doença mais comum decorrente de uma alimentação inadequada é a obesidade, na qual o indivíduo fica inflamado e predisposto a desenvolver outros quadros, como diabetes, hipertensão e dislipidemias.

ÁGUA

Nosso corpo é constituído de cerca de 70% de água. Para manter esse valor dentro do ideal, o indivíduo deve consumir de acordo com o peso. Um cálculo simples a se fazer é multiplicar o peso por 35. O resultado da conta é a quantidade de água por peso do indivíduo. As consequências possíveis de negligenciar o consumo de água são dores de cabeça, prisão de ventre, pele ressecada, metabolismo lento, dores articulares, ressecamentos dos olhos, cansaço, queda do desempenho cognitivo, fome e boca seca.

ATIVIDADE FÍSICA

BENEFÍCIOS

Movimentar-se sempre será bom, seja qual for a intensidade e frequência. Quando nos exercitamos regularmente, nosso coração passa a trabalhar com mais eficiência e sem a necessidade de fazer um grande esforço. A prática de atividade física promove uma melhora na nossa capacidade cognitiva ao estimular o desenvolvimento de novas células e manter a integridade do sistema cardiovascular, ajudando a proteger nosso cérebro. Durante os exercícios, nosso corpo libera endorfina, uma substância que promove sensação de felicidade e bem-estar – ajudando a intensificar nosso humor de forma natural, o que contribui para a melhora da saúde mental e emocional. Doenças emocionais como o estresse, depressão e ansiedade também podem ser evitadas com a prática de atividades físicas.

PREVENÇÃO

CONSULTAS E EXAMES

O ideal é realizar ao menos uma consulta por ano com um clínico geral para informar queixas atuais, investigação de possíveis comorbidades e verificar quais são os exames de rotina necessários, conforme idade e sexo. Todos os anos, devemos realizar checagens como hemograma completo, colesterol total e frações (HDL, LDL e VLDL), triglicerídeos, glicose, creatinina, transaminases ou TGO (AST) e TGP (ALP), hemoglobina glicada, gama-glutamil transferase, ferro e proteínas totais e frações. T3 total, T4 livre, hormônio tireoestimulante (TSH) e cortisol também devem ser verificados. Os homens não podem esquecer do PSA para rastreio de câncer de próstata e as mulheres, do preventivo e mamografia, seguindo as recomendações para a idade.

PELE PROTEGIDA

O filtro solar é essencial para um cuidado com a pele. Não podemos achar que por estarmos  presenciando uma hipovitaminose D em grande parte da população devemos abandonar de vez o uso de protetor solar. Se um indivíduo tomar um banho de sol 15 minutos ao dia já estamos ativando a vitamina D necessária, ou seja, uma coisa não anula a outra. Vamos cuidar da pele como devemos e evitar doenças graves como câncer de pele.

EQUILÍBRIO

PROFISSÃO

A frustração profissional pode levar a um estresse maior, a quadros de ansiedade, esgotamento físico e mental e síndrome de burnout. Com a pandemia, as pessoas tiveram tempo para repensar as suas profissões, se devem seguir ou abandonar. O trabalho precisa ser prazeroso para que os dias difíceis sejam superados por amor pelo que se faz.

Falando em trabalho, um ponto de atenção é a síndrome de burnout, um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema. Ela é o resultado direto do acúmulo excessivo de estresse, de tensão emocional e de trabalho e é bastante comum em profissionais que trabalham sob pressão constante, como médicos, publicitários e professores. Os sintomas da síndrome de burnout podem ser físicos ou psicológicos, sendo que a pessoa pode apresentar:

• Cansaço mental e físico excessivos

• Insônia

• Dificuldade de concentração

• Perda de apetite

• Irritabilidade e agressividade

• Lapsos de memória

• Baixa autoestima

• Desânimo e apatia

• Dores de cabeça e no corpo

• Negatividade constante

GESTÃO DO TEMPO

A comunicação é, sem dúvida, uma das habilidades mais necessárias para os seres humanos. Hoje em dia o que mais tem faltado na vida das pessoas é o tempo de qualidade, o olho no olho, o contato físico e um tempo para conversar.

REDES SOCIAIS

Mesmo sendo importantes aliadas no nosso dia a dia e ferramentas para nos conectar com amigos e familiares, as redes sociais podem trazer sérios prejuízos quando utilizadas excessivamente. Ter uma relação saudável com as redes sociais é a palavra de ordem para o novo ano. Precisamos, em primeiro lugar, não viver uma vida de comparações e insatisfações; parar de buscar sempre mais e sermos gratos pelo que temos de maior valor, que são as pessoas e o dom da vida. Querer ter a vida do outro é o que mais nos torna frustrados, insatisfeitos com a vida que temos. Vamos viver nossa vida com gratidão, buscar ter o melhor sem ofender ou cobiçar o próximo. Vamos ser gratos a Deus pelo dom da vida.

Seguem dicas para evitar quadros de ansiedades e dependência:

  • Desativar alertas sonoros: isso barra a interrupção que essas notificações nos causam, desviando nossa atenção com barulhos. Deixe para olhar as redes sociais na hora de fazer uma pausa ou tomar um café. Com isso, o usuário se sobrepõe ao determinar os períodos em que é afetado pela informação e toma o controle no acesso;
  • Monitorar o tempo de uso: você pode se surpreender ao se dar conta de quanto tempo gasta em cada rede;
  • Dormir sem o celular: já é possível desativar notificações durante a noite ou quando se está dirigindo;
  • Atividades sem telefone: procure fazer algum programa onde não seja possível usar o smartphone, como uma prática esportiva, por exemplo. Ou ir a lugares sem wi-fi ou onde o uso celular não é recomendado, como aulas de ioga ou meditação e sessões de cinema.
SONO

Noites mal dormidas podem ser responsáveis por gerar indisposição, mau humor, mente inquieta e até mesmo prejudicar o raciocínio lógico em diversas situações do dia a dia. Descansar a mente garante que você seja mais eficiente e ganhe tempo em suas atividades. Por isso, procure ter boas noites de sono e dormir regularmente de 7 a 8 horas por dia.

EMOÇÕES

Conhecer a si mesmo é uma forma de entender, de maneira ainda mais ampla, os pontos que precisamos corrigir ou desenvolver em nós mesmos. Existem diversas formas de fazer isso, como por meio da meditação, terapias ou até mesmo atividades lúdicas, como o teatro.

Aposte em atividades que te façam feliz, como ler um livro, dançar, desenhar, jogar videogame ou outras opções que tirem os pensamentos da preocupação do dia a dia. Saber organizar o tempo é essencial para manter uma rotina saudável, principalmente porque essa prática ajuda a evitar a ansiedade, o estresse, a exaustão e o esgotamento.

Por fim, mas não menos importante, é preciso dizer que assumir que precisa de ajuda não é nenhum sinal de fraqueza. Muito pelo contrário, mostra o quanto você está disposto a evoluir e procurar por uma mudança em sua vida. Investir na saúde mental é se tornar dono de si mesmo. É entender seus próprios sentimentos, reforçar qualidades, realizar sonhos e estipular objetivos. É melhorar o seu entorno e a forma como você lida com a sociedade.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail