Não foi uma decisão fácil, mas transferir dois dos quatro eventos cervejeiros marcados para março, em Blumenau, trata-se de uma obrigação inerente àqueles que trabalham no setor com responsabilidade.
O avanço da variante ômicron e o aumento do número de casos em Santa Catarina, mesmo que ainda não tenha comprometido o sistema de saúde como no ano passado, fez com que o Festival e a Feira Brasileira da Cerveja fossem postergados para o início de maio, entre os dias 4 e 7.
Ambos concentram grande quantidade de pessoas, acima de 20 mil, e assim optamos pela segurança de todos e também por respeito aos negócios gerados pelos expositores.
Com concentração bem menor de público, o Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC) e o Congresso Internacional da Cerveja estão mantidos nas datas estabelecidas, entre 5 e 8 de março, e seguindo todos os protocolos sanitários exigidos pelo poder público.
Para esta decisão, a organização se baseou em dados científicos nacionais e internacionais sobre o atual quadro da pandemia e nos resultados de uma pesquisa encomendada à Fecomércio/SC.
A apuração realizada nas regiões Sul e Sudeste teve 92% dos entrevistados com idades entre 18 e 64 anos e mostrou que apenas 28% deles frequentariam eventos em março, e que 84% não iriam a espaços com mais de 20 mil pessoas no momento.
Lamentamos todos os inconvenientes, mas com a certeza de que foi a melhor medida. Sempre cientes de que a responsabilidade que nos compete corrobora com a excelência do turismo catarinense, referência mundial e que não pode ser maculado em hipótese alguma.