Santa Catarina é um dos maiores polos têxteis do Brasil. O estado representa cerca de 20% do faturamento nacional no setor.
Contribuindo com esse ambiente de empreendedorismo, protagonismo e inovação, o Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário (Sintex) comemora 70 anos nesta semana.
A entidade, formada por empresários da indústria têxtil e do vestuário, em uma base territorial que abrange 18 municípios do Vale do Itajaí, representa cerca de 5 mil empresas, que empregam diretamente 60 mil trabalhadores.
“Manter a competitividade com investimentos em inovação, automação, cuidado com as pessoas e o meio ambiente está na pauta e no DNA de cada empresário. Promover a cultura do ESG é caminho sem volta para empresas que desejam atuar globalmente”, destaca José Altino Comper, presidente da entidade.
Dessa forma e atento ao impacto das novas tecnologias e processos no setor, o Sintex integra o Comitê Estratégico do Instituto da Indústria Têxtil, Confecção e Design, que está sendo desenvolvido pelo Senai e será implantado em Blumenau.